SIPE foi convocado para reunião negocial - dia 3 de maio
Ouvimos tantas vezes dizer, Não é Não.
Queremos já, Sim é Sim.
Ministro da Educação convocou o SIPE para reunião negocial no dia 3 de maio, pelas 12h00.
Vemos com agrado a rapidez do desenrolar das negociações e reafirmamos a necessidade urgente de obter a primeira "tranche de tempo de serviço" nos próximos 60 dias - até junho.
Balanço das Jornadas "Aprendizagem, Inovação pedagógica e inclusão" - Madeira
As VII Jornadas de Educação, organizadas pelo SIPE - Madeira, foram um sucesso marcante na promoção da reflexão e do debate sobre temas cruciais para o panorama educacional em Portugal.
Realizadas no dia 20 de abril no Funchal, o evento reuniu profissionais e especialistas em torno do tema "Aprendizagem, Inovação Pedagógica e Inclusão".
Júlia Azevedo, presidente do SIPE, destacou a importância dessas jornadas como um espaço de reflexão sobre práticas educativas inovadoras e os desafios enfrentados pela Escola Pública em Portugal.
Com a presença de autoridades como Jorge Carvalho, Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, e Helena Leal, vereadora da Educação da Câmara Municipal do Funchal, o evento teve uma abertura marcante.
Jorge Carvalho, dirigiu palavras de agradecimento e apresso a Júlia Azevedo, presidente do SIPE, sublinhando “a forma exemplar com que o sindicato sempre representou os professores e educadores na Região dando um contributo significativo para a tranquilidade e normalização do sistema educativo”.
Durante a manhã, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir palestrantes de renome, como Domingos Fernandes, presidente do Conselho Nacional de Educação, que discutiu a pedagogia de inclusão em contextos de inovação.
Liliana Rodrigues, da Universidade da Madeira, trouxe reflexões sobre o currículo como instrumento de inclusão.
Alexandre Ventura, da Universidade de Aveiro, abordou as lideranças intermédias como impulsionadoras de inovação e inclusão nas escolas.
Durante a tarde, as jornadas continuaram com palestras abordando temas como a relação entre escola, família e comunidade, ministrada por Maria João Beja, da Universidade da Madeira, e questões de aprendizagem, tecnologia e mudança, trazidas por Elsa Forte, formadora do SIPE. Boas práticas de inovação pedagógica foram apresentadas por representantes de escolas locais, incluindo Ana Pita, Maria José Garapa e Magda Ascensão.
O encerramento das jornadas contou com as intervenções de Rosa Maria Sá, vice-presidente do SIPE, Ana Babo Santos, secretária regional do SIPE Madeira e Sandra Nogueira, diretora regional do SIPE Madeira, reforçando o compromisso da organização em continuar promovendo espaços de diálogo e reflexão para a melhoria contínua da educação na região.
Resultados reunião com o Secretário Regional da Madeira
Após uma produtiva reunião realizada no dia 19 de abril com o Secretário Regional da Madeira, o Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE), destaca os principais pontos para a abertura de processos negociais em prol do setor educacional.
Entre as prioridades destacadas, Júlia Azevedo ressaltou a necessidade de abolição das vagas, uma medida crucial para garantir uma distribuição mais justa e eficiente de recursos no sistema educativo.
Outro ponto crucial abordado foi a questão das ultrapassagens dos docentes que perderam 3 anos do índice 151, uma preocupação fundamental para assegurar a equidade e valorização dos profissionais da educação.
Além disso, foi enfatizada a importância de voltar a repor o mecanismo de bonificação de aquisição de outras habilitações profissionais, visando reconhecer e incentivar a constante busca por qualificação e aprimoramento por parte dos educadores.
O SIPE reitera seu compromisso em colaborar ativamente com as autoridades regionais e demais partes interessadas para alcançar soluções que promovam um ambiente educacional mais justo, equitativo e favorável ao desenvolvimento integral dos alunos e valorização dos profissionais da educação na Região Autónoma da Madeira.
Na reunião de hoje, com o Ministério da Educação, apresentamos 20 propostas reivindicativas.
O SIPE está determinado a garantir que a primeira tranche do tempo de serviço seja implementada nos próximos 60 dias.
As próximas negociações estão marcadas para o início de maio.
Destacamos a importância de não perdermos tempo com vagas ou processos avaliativos.
Todos os professores, incluindo os do 9º e 10º escalões, merecem recuperar o tempo perdido.
O ME mostrou abertura para esta proposta, bem como para devolver o tempo nesta legislatura.
As reivindicações salietaram também: horários de trabalho, aposentações, ultrapassagens salariais e a agressão ao professor, que deve ser considerada crime público.
Estamos a preparar um inquérito para que todos os associados possam participar e dar sua opinião sobre a recuperação do tempo de serviço.
Obrigado a todos pela GRANDE EQUIPA que formamos!
Todos Unidos Vamos Conseguir.
RTP
SIPE apresenta na reunião com o ME do dia 18 de abril um Caderno Reivindicativo -
"Qualidade na Escola Pública: 20 Propostas do SIPE"
O Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) apresenta um caderno reivindicativo em defesa da Escola Pública de Qualidade, destacando a importância crucial da Educação para a construção de uma sociedade democrática e desenvolvida.
O documento aborda diversas questões urgentes que afetam a educação em Portugal e propõe medidas concretas para enfrentá-las:
1 - Recuperação Integral do Tempo de Serviço: Restaurar o tempo de serviço dos professores para garantir a dignidade profissional e facilitar a aposentação.
2- Abolição das Vagas no ECD: Eliminar as vagas no Estatuto da Carreira Docente para promover a estabilidade profissional.
3 - Melhores Vencimentos e Paridade Salarial: Garantir vencimentos justos e igualdade salarial com a função pública.
4 - Reaver a paridade salarial com a função pública.
5 - Reversão das Reduções pela Idade: Reverter as reduções de horário para permitir mais tempo para formação e trabalho individual.
6 - Reposição da Caixa Geral de Aposentações: Restaurar os direitos dos professores na CGA, respeitando as decisões judiciais.
7 - Regime Especial de Aposentação: Criar um regime especial de aposentação para lidar com o desgaste emocional e físico dos professores.
8 - Alteração ao Regime de Recrutamento: Reformar o processo de seleção e recrutamento de docentes para garantir transparência e equidade.
9 - Alteração ao Regime de Colocação por Doença: Propor um regime transitório justo para colocação por motivo de doença.
10 - Atribuição de Casa e Subsídio de Deslocação: Garantir alojamento e subsídios para professores deslocados.
11 - Respeito e Proteção dos Professores: Considerar a agressão ao professor como crime público e promover o respeito pela profissão.
12 - Simplificação da Burocracia: Reduzir a burocracia nas escolas para permitir mais tempo para o ensino.
13 - Valorização da Monodocência: Equilibrar as condições de trabalho para professores em monodocência.
14 - Atenção Especial aos Docentes de Informática: Garantir condições adequadas de trabalho e carga horária para professores de informática.
15 - Fim das Ultrapassagens entre Docentes: Combater as ultrapassagens salariais entre docentes.
16 - Ultrapassagens entre docentes contratados e docentes do Quadro – em anexo enviamos um Parecer feito pelo Departamento Jurídico do SIPE.
17 - Mestrados e Doutoramentos: Reconhecer mestrados e doutoramentos na progressão da carreira.
18 - Alteração ao Modelo de Gestão Escolar: Promover um modelo participativo de gestão escolar.
19 - Investimento na Formação de Professores: Investir em formação inicial e contínua de professores.
20 - Fim da Norma Travão: Garantir a vinculação automática após três anos de serviço.
Além disso, o caderno reivindicativo destaca a importância da Escola Pública de Qualidade como um espaço inclusivo e multifacetado de aprendizagem, que promove a igualdade de oportunidades e o sucesso académico de todos os alunos.
Este resumo destaca as principais propostas e preocupações apresentadas pelo SIPE, visando melhorar significativamente o sistema educativo em Portugal.
Professores Contratados com Salários Superiores aos do Quadro.
O Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE), acusa o Governo de mais uma afronta ao princípio da igualdade, alertando para a disparidade salarial que se está a criar entre docentes contratados e professores do quadro.
Segundo o SIPE, os professores contratados passarão a auferir salários superiores aos dos professores do quadro, mesmo que estes tenham mais tempo de serviço acumulado.
A discrepância surge no contexto da progressão na carreira, que requer formação, tempo de serviço e uma avaliação de desempenho classificada como Bom.
Após a pressão exercida pelo SIPE, muitos professores contratados obtiveram o direito a receber retroativos, independentemente da data em que cumpriram os requisitos para a mudança de índice remuneratório.
No entanto, a nova legislação não se aplica aos docentes do quadro, que só avançam no índice remuneratório a partir do momento em que cumprem os requisitos, sem efeitos retroativos.
A presidente do SIPE, Júlia Azevedo, reagiu de forma contundente, afirmando: “Mais uma vez, estas inadmissíveis ultrapassagens só poderão ser corrigidas se a mesma medida for estendida aos professores dos quadros”. Júlia Azevedo acusa, assim, o Governo de violação do princípio fundamental da igualdade.
O SIPE já entrou em contacto com o Ministério da Educação, alertando para mais esta violação dos direitos dos docentes.
O sindicato adverte que, caso esta injustiça não seja corrigida, recorrerá aos tribunais em defesa dos direitos e da igualdade na carreira docente.
Mais uma vitória do SIPE! Ninguém pode ser penalizado por estar doente!
Júlia Azevedo, presidente do SIPE, refere a importância da defesa da justiça e dos direitos fundamentais dos docentes. Destaca que, se deve garantir que nenhum professor seja penalizado por motivos de doença ou por optar pela licença parental.
No âmbito da luta constante pelos direitos da classe docente, o SIPE apresentou um pedido fundamentado à Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), defendendo a mobilização da avaliação de desempenho de anos anteriores. Este pedido, agora reconhecido, reflete a importância da união e do espírito de luta dos docentes em prol de condições laborais justas.
Inicialmente, as Perguntas Frequentes (FAQs) da DGAE, no ponto 15, limitavam a consideração apenas das avaliações de desempenho realizadas nos termos do artigo 42.º do Estatuto da Carreira Docente (ECD).
No entanto, após a intervenção do SIPE, foi introduzida uma nova FAQ, no segundo parágrafo do mesmo ponto 15, esclarecendo que, ao cumprir o requisito da avaliação de desempenho, o docente transita para o índice remuneratório seguinte, retroagindo à data do início do primeiro contrato celebrado em 2023/2024 ou à data do cumprimento do tempo exigido, se posterior.
Esta conquista assegura que, após a conclusão da avaliação de desempenho, o posicionamento do docente retrocede à data do início do primeiro contrato celebrado em 2023/2024, evitando a perda do tempo de serviço entre o cumprimento do requisito e a avaliação.
O SIPE expressa gratidão a todos os docentes que se uniram na defesa destes direitos e reforça a importância do espírito coletivo na busca por condições laborais justas e equitativas.
Júlia Azevedo reforça que, através da união e da persistência, é possível alcançar vitórias significativas em benefício de toda a comunidade educativa.
Probatório, Mestrados e Doutoramentos - Vale sempre a pena LUTAR!
Obrigada a todos os colegas que se dedicaram a esta luta!
Alteração do Período probatório com efeitos remuneratórios a 1 de setembro de 2023.
Mestrados e Doutoramentos – Bonificação para quem ainda não usufruiu, contratados e vinculados.
Alteração ao Periodo Probatório
Fica dispensado da realização do Período Probatório no ano escolar 2023/2024, quem deter pelo menos, 730 dias de serviço efetivo, avaliado com a menção mínima de Bom.
Aos docentes que reúnem o requisito de dispensa da realização do Período Probatório são aplicados os procedimentos previstos na Portaria n.º 119/2018, de 4 de maio, com efeitos remuneratórios a 1 de setembro de 2023, prevendo-se a disponibilização da aplicação eletrónica Reposicionamento 2023 – Indicação de Docentes (Fase 2) após a publicação da nova lista dos docentes dispensados da realização do Período Probatório.
Mestrados e Doutoramentos – Bonificação para quem ainda não usufruiu, contratados e vinculados.
ARTIGO 54. do ECD
A aquisição do grau de mestre ou de doutor em Ciências da Educação ou em domínio diretamente relacionado com o respetivo grupo de docência em momento anterior ao da vinculação, confere aos docentes, independentemente da sua atual modalidade de vínculo de emprego público, a redução de um ano ou de dois anos, respetivamente, no tempo de serviço legalmente exigido para a transição/progressão ao nível remuneratório/escalão seguinte, desde que requerida a efetivação desse direito.
Para efeitos do reconhecimento da redução do tempo atrás referido, os docentes nas condições mencionadas deverão requerer a efetivação desse direito, nos termos do artigo 10.º da Portaria n.º 344/2008, 30 de abril, competindo a concretização do mesmo ao diretor do AE/EnA, produzindo efeitos a partir da data do despacho, relevando para o efeito a data do despacho do diretor do AE.
Aos docentes que ingressaram na carreira até 01/09/2023 e que ainda se encontrem em reposicionamento ao abrigo da Portaria n.º 119/2018, de 4 de maio, apenas se aplica a redução do tempo de serviço prevista no ponto 5 do artigo 54.º do ECD, quando ocorrer o reposicionamento definitivo do docente em escalão, relevando para o efeito a data do despacho do diretor do AE/EnA, nos termos regulados no artigo 10.º da Portaria n.º 344/2008, 30 de abril.
SIPE foi convocado para reunião negocial - dia 3 de maio
Dia 26 de abril - GREVE ao sobretrabalho e à componente não letiva de estabelecimento - dia 26 de abril
Balanço das Jornadas "Aprendizagem, Inovação pedagógica e inclusão" - Madeira
Resultados reunião com o Secretário Regional da Madeira
Resultados da reunião com o ME - 18 de abril.
SIPE Denuncia Violação do Princípio da Igualdade
Mais uma vitória do SIPE! Ninguém pode ser penalizado por estar doente!
Probatório, Mestrados e Doutoramentos - Vale sempre a pena LUTAR!
notícias
CGA - RETROCESSO INADMISSÍVEL - não vamos consentir!
Tal suspensão é, no entendimento do SIPE, inaceitável não cumprindo a decisão dos tribunais.
O SIPE tomou conhecimento que foi suspensa a Reinscrição de Docentes na Caixa Geral de Aposentações, até que seja avaliada pelo Governo os seus impactos no Regime da Segurança Social e no regime de proteção social convergente.
Já tinha havido a decisão da CGA de ser possível por parte dos Agrupamentos a reinscrição dos docentes que tendo sido subscritores antes de 1 de janeiro de 2006 voltaram a desempenhar funções docentes, após os tribunais terem analisado vários processos e tendo-se consolidado a jurisprudência nesse sentido.
Tal suspensão é, no entendimento do SIPE, inaceitável não cumprindo a decisão dos tribunais.
Assim, o SIPE já pediu esclarecimentos acerca da matéria ao ME e à CGA, exigindo que o processo de reinscrição dos docentes na CGA, já indevidamente retirados anteriormente, prossiga de acordo com as decisões dos tribunais e com as orientações enviadas para os Agrupamentos.
Serviços mínimos impostos à greve às avaliações finais de 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos foram ilegais.
Tribunal da Relação de Lisboa, mais uma vez, dá razão às organizações sindicais de docentes.
O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu do recurso interposto sobre a decisão do colégio arbitral que decretou serviços mínimos para as greves dos docentes no processo 27/2023/DRCT-ASM, onde estava em causa a greve às avaliações finais dos 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade, que decorreu entre os dias 15 e 23-06-2023.
Em síntese, o Tribunal da Relação de Lisboa entende que o recurso procede, reconhecendo a razão das organizações sindicais: os serviços mínimos decretados foram ilegais, porque desnecessários e violadores do princípio da proporcionalidade.
Trata-se de uma nova vitória judicial das organizações sindicais que convocaram a greve e viram, mais uma vez, ilegalmente, serem impostos serviços mínimos a pedido do Ministério da Educação. Esta decisão reforça a acusação que tem sido feita aos responsáveis do Ministério da Educação de recorrerem a expedientes antidemocráticos para impedirem os professores de exercerem o direito à greve, contando, para o efeito, com as decisões que são proferidas por colégios arbitrais que, na maior parte das vezes, se limitam a repetir decisões de colégios arbitrais anteriores. Desta decisão não há lugar a recurso, pois estando na origem um acórdão de colégio arbitral (correspondente a tribunal de 1.ª instância), a única instância de recurso é o Tribunal da Relação.
Há ainda outros recursos em tribunal, relativos a outras greves para as quais também foram decretados serviços mínimos que as organizações consideram ilegais.
Publicitação das listas definitivas de Colocação, Não Colocação, Retirados e Listas de Colocação Administrativa – 29.ª Reserva de Recrutamento 2023/2024.
Aplicação da aceitação disponível das 0:00 horas de segunda-feira dia 22 de abril, até às 23:59 horas de terça-feira dia 23 de abril de 2024 (hora de Portugal continental).
Consulte a nota informativa.
SIGRHE – Aceitação da colocação pelo candidato
Nota informativa – Reserva de recrutamento n.º 29
Listas – Reserva de recrutamento n.º 29
Validação da Candidatura – Concurso Interno 2024/2025
Aplicação eletrónica disponível entre o dia 19 e as 18:00 horas de dia 26 de abril de 2024 (hora de Portugal continental), para efetuar a validação das candidaturas ao Concurso Interno, destinado a Educadores de Infância e a Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Manual de utilizador – Validação da Candidatura ao Concurso Interno/Concurso Externo/Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento 2024/2025 – 1.ª Validação
SIGRHE - Validação da candidatura
Nearpod: possibilidades pedagógicas para as aulas das áreas científico-tecnológicas.
Cronograma (25 horas):
Abril: 27 (1h síncrona das 15h às 16h + 2h assíncronas)
Maio: 4, 8, 11, 15, 18, 25 (assíncronas)
Junho: 1 (1h síncrona + 2h assíncronas)
A apresentação dos trabalhos em vídeoconferência gravada é obrigatória para a obtenção do certificado.
Práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula - Leiria
Conteúdos:
Exploração de documentos legislativos (DL n.º 54/2018, DL n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais) de apoio à prática letiva de forma integrada, destacando-se a reflexão e a análise de práticas sobre:
- os valores e princípios de base humanista, onde o aluno assume a centralidade da ação;
- a gestão inclusiva, integrada, flexível e articulada do currículo;
- o recurso a modelos de intervenção e modelos pedagógicos de resposta à diversidade e de promoção de uma educação de qualidade para todos os alunos;
- a valorização da avaliação como parte integrante da gestão do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens;
- a voz dos alunos e das suas famílias, aumentando os seus níveis de participação.
Módulo 2 - Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas
- Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos.
- Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (Desenho Universal para a Aprendizagem).
Módulo 3 – Gerir a diversidade em sala de aula
- Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos – partilha de práticas.
- Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos.
Módulo 4 – Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem
- Caráter contínuo e sistemático da avaliação, ao serviço das aprendizagens, enquanto processo regulador do ensino e das aprendizagens.
- Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino.
- O feedback como uma das dimensões indispensáveis à aplicação prática da avaliação formativa na sala de aula.
Cronograma
30 de abril:18h30min - 21.30h (3h)
07 de maio:18h30min - 21.30h (3h)
14 de maio:18h30min - 21.30h (3h)
21 de maio:18h30min - 21.30h (3h)
28 de maio:18h30min - 21.30h (3h)
04 de junho:18h30min - 21.30h (3h)
11 de junho: 18h - 21.30h (3h 30m )
18 de junho: 18h - 21.30h (3h 30m)
@PPS na Sala de Aula, Inclusão Digital para Aprendizagens Ativas - Leiria
Conteúdos:
Aplicação Padlet
O que é o Padlet?
Criar um Padlet (Escolher o Mural, Formatar e Personalizar o Padlet);
Permitir comentários, adicionar reações aos comentários;
Publicar textos e formatar, publicar vídeos, colocar selfies, ficheiros, link´s, fazer upload de documentos;
Partilhar o Padlet: opções de privacidade e de partilha;
Padlet com material de apoio;
Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação;
Padlet na sala de aula – elaboração de atividades e aprentação das mesmas;
Partilhar o link do Padlet;
Aplicação Emaze
O que é o Emaze?
Criar um Emaze. Nova apresentação ou fazer upload de apresentações;
Modelos de Emaze;
Escolher Templates, editar, formatar, personalizar;
Gravar, fazer download;
Exportar nas redes sociais ou partilhar
Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação;
Emaze na sala de aula-elaboração de atividades e apresentação das mesmas;
Aplicação wordclouds.com
O que é o wordcloud?
Criar nuvens de palavras (Colar texto, escrever texto, editar);
Formatar tema, forma cores, fonte;
Gravar como JPG, PNG ou PDF;
Compartilhar; Imprimir
Wordcloud em sala de aula;
Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação;
Elaboração de atividades e apresentação das mesmas.
Aplicação Plickers
O que é o Plickers?
Utilizar o Plickers;
Aquisição dos cartões Plickers;
Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação;
Acesso ao site e criação de conta no Plickers (computador e smartphone);
Criação de Questões e respostas (Diferentes tipos);
Digitalização e registo das respostas;
Análise das respostas/estatística da avaliação;
Aplicação Kahoot
O que é o Kahoot?
Como utilizar o Kahoot;
Elaboração de atividades didáticas;
Quiz,
Discussão, inquérito;
Registo e análise das respostas;
Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação;
Aplicação bloggger.com
Criar um Blogue com o blogger: plataforma, endereço e alojamento;
Escolher e definir temas, personalizar utilizando o layout;
Explorar as potencialidades do blogue no ensino;
Incorporar recursos educativos no blogue;
O blogue enquanto espaço de comunicação (mensagens, fóruns);
Atualização do blogue com smartphone;
Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação.
Conteúdos:
Exploração dos princípios pedagógicos subjacentes ao ensino das Ciências, destacando conceitos como Aprendizagem Ativa, Construtivismo, Contextualização, Aprendizagem Prática, Exploração e Descoberta, Interdisciplinaridade, Desenvolvimento de Competências Científicas, Motivação Intrínseca, Colaboração e Comunicação, Feedback Construtivo, Segurança e Ética, Diversidade e Inclusão, Flexibilidade e Adaptabilidade, e Avaliação Formativa.
- Compreensão de modelos de ensino-aprendizagem eficazes, como o modelo 5E (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Evaluate) e o método de sala de aula invertida, entre outros.
- Metodologias Ativas de Ensino.
- Apresentação e prática de metodologias ativas, incluindo a aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem cooperativa e investigação guiada.
- Discussão sobre como essas abordagens podem envolver os alunos de forma cooperativa e participativa para aumentar a motivação.
- Desenvolvimento de Competências Científicas:
- Exploração de técnicas para estimular a curiosidade científica dos alunos, abrangendo a formulação de hipóteses, a observação cuidadosa, a recolha precisa de dados, a interpretação crítica de resultados, a análise de erros, a resolução de problemas, a comunicação científica e a aplicação em contextos do dia a dia.
- Discussão sobre como desenvolver competências de resolução de problemas.
Literacia Científica no Dia a Dia:
- Foco na preparação dos alunos para compreenderem a Ciência em contextos do quotidiano, tecnologia, sociedade e ambiente.
- Estratégias para relacionar conceitos científicos com situações reais e atuais, incentivando a aplicação do conhecimento científico em diferentes contextos.
Desenvolvimento de Kits de Ciência:
- Construção de Kits pelos formandos, utilizando materiais do dia a dia para ensinar Ciência.
- Apresentação dos kits ao grupo de formação para introdução de sugestões de melhoria.
- Aplicação dos kits em sala de aula e avaliação da sua eficácia como recursos de ensino e aprendizagem.
@PPS na Sala de Aula, Inclusão Digital para Aprendizagens Ativas
Conteúdos:
Aplicação Padlet
O que é o Padlet?
Criar um Padlet (Escolher o Mural, Formatar e Personalizar o Padlet);
Permitir comentários, adicionar reações aos comentários;
Publicar textos e formatar, publicar vídeos, colocar selfies, ficheiros, link´s, fazer upload de documentos;
Partilhar o Padlet: opções de privacidade e de partilha;
Padlet com material de apoio;
Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação;
Padlet na sala de aula – elaboração de atividades e aprentação das mesmas;
Partilhar o link do Padlet;
Aplicação Emaze
O que é o Emaze?
Criar um Emaze. Nova apresentação ou fazer upload de apresentações;
Modelos de Emaze;
Escolher Templates, editar, formatar, personalizar;
Gravar, fazer download;
Exportar nas redes sociais ou partilhar
Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação;
Emaze na sala de aula-elaboração de atividades e apresentação das mesmas;
Aplicação wordclouds.com
O que é o wordcloud?
Criar nuvens de palavras (Colar texto, escrever texto, editar);
Formatar tema, forma cores, fonte;
Gravar como JPG, PNG ou PDF;
Compartilhar; Imprimir
Wordcloud em sala de aula;
Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação;
Elaboração de atividades e apresentação das mesmas.
Aplicação Plickers
O que é o Plickers?
Utilizar o Plickers;
Aquisição dos cartões Plickers;
Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação;
Acesso ao site e criação de conta no Plickers (computador e smartphone);
Criação de Questões e respostas (Diferentes tipos);
Digitalização e registo das respostas;
Análise das respostas/estatística da avaliação;
Aplicação Kahoot
O que é o Kahoot?
Como utilizar o Kahoot;
Elaboração de atividades didáticas;
Quiz,
Discussão, inquérito;
Registo e análise das respostas;
Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação;
Aplicação bloggger.com
Criar um Blogue com o blogger: plataforma, endereço e alojamento;
Escolher e definir temas, personalizar utilizando o layout;
Explorar as potencialidades do blogue no ensino;
Incorporar recursos educativos no blogue;
O blogue enquanto espaço de comunicação (mensagens, fóruns);
Atualização do blogue com smartphone;
Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação.
Construção de Saídas/Aulas de Campo no Âmbito das Ciências Sociais e Humanas
Conteúdos:
Planificação (prática simulada).
- Criação de documentos orientadores das saídas/aulas de campo: Planificação; Guião; Questionários;
Avaliação.
- Planificações e guiões de saída/aula de campo: âmbito histórico-geográfico; científico-natural; herança e
identidade cultural; desportivo.
- Adaptação das saídas/aulas de campo a situações específicas de aprendizagem.
Conteúdos:
- Conceitos gerais de socorrismo – princípios gerais do socorrista e mala de primeiros socorros
- Abordagem à vítima – Exame primário e secundário
- Hemorragias; lesões de pele; fraturas; intoxicações; mordeduras e picadas; convulsão; acidente vascular cerebral (AVC); enfarte de miocárdio; dor torácica; crise hipoglicémica; crise asmática;
- Corpos estranhos – nos olhos, nos ouvidos e na via aérea
- Algoritmo de desobstrução da via aérea
- Algoritmo de suporte básico de vida - conceito, etapas e procedimentos.
GR 100/110: SENSIBILIZAÇÃO PARA AS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS*Releva p/ Dimensão Científica e Pedagógica
ACEITAM-SE INSCRIÇÕES PARA NOVA TURMA:
- Dias 08, 15, 22, 24 de maio, 17h30 / 21h00
- Sábado: 25 de maio, 09h00 / 12h30 e 14h00 / 18h00
- Dia 29 de maio, 17h30 / 21h00
*Ação Específica/Releva para os 50% na Dimensão Científica e Pedagógica da Formação Obrigatória dos Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
A ação só iniciará com o nº mínimo de formandos.
Prioridade de seleção: Ser sócio do SIPE e ordem de inscrição.
Objetivos a atingir
- Distinguir as diversas necessidades educativas especiais;
- Identificar os diversos serviços de Educação Especial necessários para um atendimento eficaz a alunos com Necessidades Educativas Especiais e respectivas famílias;
- Esclarecer aspectos relacionados com a legislação relativa à Educação Especial e a alunos com Necessidades Educativas Especiais;
- Dotar os docentes de conhecimentos gerais para a avaliação e elaboração de ajustamentos e adequações curriculares, de acordo com as medidas educativas especiais previstas na Legislação;
- Promover e facilitar a colaboração e a interacção entre docentes, com o intuito de elaborar e partilhar materiais pedagógicos que melhorem a realização dos alunos com Necessidades Educativas Especiais e que se adaptem às suas necessidades específicas de aprendizagem e de comportamento.
Cronograma:
30/04 - 3 horas (18 - 21h)
02/05 - 3 horas (18 - 21h)
04/05 - 8 horas
18/05 - 8 horas
22/05 - 3 horas (18 - 21h)
Cada vez mais os currículos e as atividades escolares devem estar associados à região em que se insere a comunidade educativa e valorizar o contexto.
Será, pois, necessário que os docentes conheçam bem a cultura, os monumentos, os recursos naturais e ambientais do conjunto do espaço geográfico mais próximo ao agrupamento, para, em contexto de sala de aula possam associar teoria prática e se sintam mais preparados para fazer saídas de campo, visitas de estudo ou outras atividades do plano anual de cada uma das escolas.
Esta proposta de formação permitirá formar docentes em áreas mais específicas, dando-lhes conhecimentos e motivando-os a integrar no currículo e nas atividades pedagógicas, conhecimentos mais profundos da região. Quando a flexibilidade curricular está na ordem do dia, o trabalho transdisciplinar e interdisciplinar pressupõe uma preparação disciplinar, não só teórica, mas sobretudo de conhecimentos práticos para um trabalho conjunto de enriquecimento dos conhecimentos dos discentes. O conhecimento do meio envolvente pressupõe uma maior facilidade em estabelecer pontes, colaboração e parcerias com as instituições públicas e privadas, com as Autarquias e instituições culturais.
Face ao exposto, propõe-se que estes conteúdos sejam viabilizados na modalidade de curso, orientado para o conhecimento da geografia, da história e das artes, servindo de exemplo para o desenvolvimento de projetos transdisciplinares e interdisciplinares noutros contextos geográficos.
TODOS GR: AULAS DE CAMPO: A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM
AULAS DE CAMPO: A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM, FUNDAMENTADA NO PEDESTRIANISMO COMO UMA ESTRATÉGIA DE FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR A APLICAR NA ESCOLA
ACEITAM-SE INSCRIÇÕES PARA NOVA TURMA:
Maio - sextas e sábados
A Ação de Formação tem como objetivo base o colmatar lacunas e dificuldades identificadas nos docentes, formando-os na área do pedestrianismo e, desta forma, apetrechando-os com as ferramentas e experiência necessárias e indispensáveis para planear e executar com sucesso uma aula de campo:
- identificar, marcar e caraterizar nas suas diferentes vertentes um percurso pedestre (experimentar e interpretar percursos pedestres);
- ler e interpretar mapas e planos;
- distinguir uma GR (grande rota); PR (pequena rota) e PL (percurso local);
- realizar aula de campo;
- promover trabalho cooperativo e colaborativo (experimentar percursos pedestres)
A ação só iniciará com o nº mínimo de formandos.
Prioridade de seleção: Ser sócio do SIPE e ordem de inscrição.
Dificuldade: Baixa/Média
Impressão Fotográfica e Botânica à Luz Solar, Fundos e Estampados_Barcelos
Cronograma
06-05-2024 – 17h30 às 21h00
08-05-2024 – 17h30 às 21h00
14-05-2024 – 17h30 às 20h30
18-05-2024 – 09h às 13h | 14h às 17h30
20-05-2024 – 17h30 às 21h00
22-05-2024 – 17h30 às 21h30
Pretende-se desenvolver com os docentes de nível 3 (C1/C2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e de processos que lhes permita potenciar as suas competências digitais na promoção de estratégias e ações inovadoras na comunidade educativa.
São objetivos específicos:
- formular estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras das CD dos docentes e alunos;
- capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino;
- promover o desenvolvimento de ações que contribuam para os Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das suas escolas;
- promover e estimular a reflexão, a partilha e a utilização crítica das tecnologias digitais em contexto educativo.
Cronograma
1ª S - 15/06 - 8h30 – 13h30h
2ª S - 22/06 - 8h30 – 13h30h
3ª S - 29/06 - 8h30 – 13h30h
4ª S – 06/07 - 8h30 – 13h30h
5ª S - 13/07 - 8h30 – 13h30h
Conteúdos:
- Conceitos gerais de socorrismo – princípios gerais do socorrista e mala de primeiros socorros
- Abordagem à vítima – Exame primário e secundário
- Hemorragias; lesões de pele; fraturas; intoxicações; mordeduras e picadas; convulsão; acidente vascular cerebral (AVC); enfarte de miocárdio; dor torácica; crise hipoglicémica; crise asmática;
- Corpos estranhos – nos olhos, nos ouvidos e na via aérea
- Algoritmo de desobstrução da via aérea
- Algoritmo de suporte básico de vida - conceito, etapas e procedimentos.
TODOS GR: PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA EM CONTEXTO ESCOLAR: NOVAS ABORDAGENS
ACEITAM-SE INSCRIÇÕES PARA NOVA TURMA:
- Dias 04, 06, 11, 13 e 18 de junho, das 17h30 / 21h00
- Sábado: 21 de junho, das 09h00 / 12h30 e 14h00 / 18h00
A ação só iniciará com o nº mínimo de formandos.
Prioridade de seleção: Ser sócio do SIPE e ordem de inscrição.
Objetivos a atingir
1) Descrever diferentes tipos de violência;
2) Identificar factores associados ao fenómeno da violência em contexto escolar;
3) Identificar factores de risco e factores protectores associados aos comportamentos violentos
4) Descrever factores individuais e sociais de protecção e de risco de violência na criança e no adolescente;
5) Descrever diferentes tipos de abordagens na intervenção com comportamentos anti-sociais;
6) Caracterizar diferentes perspectivas acerca da delinquência juvenil;
7) Identificar respostas escolares ao bullying/cyberbullying entre os pares;
8) Desenvolver estratégias de prevenção da violência desenvolvida em contexto escolar;
9) Intervir como elemento na prevenção da violência em contexto escolar;
10) Avaliar medidas instituídas de prevenção da violência em contexto escolar.
GR 260/620: A DANÇA NA ESCOLA: COREOGRAFAR BRINCANDO*Releva p/ Dimensão Científica e Pedagógica
ACEITAM-SE INSCRIÇÕES PARA NOVA TURMA:
Próximo ano escolar 2024/2025 - setembro/outubro
*Ação Específica/Releva para os 50% na Dimensão Científica e Pedagógica da Formação Obrigatória dos Professores dos Grupos 100 e 110
A ação só iniciará com o nº mínimo de formandos.
Prioridade de seleção: Ser sócio do SIPE e ordem de inscrição.
Objetivos a atingir
Desmistificar a complexidade do ensino da dança.
Promover a capacidade de alterar a prática profissional, desenvolvendo estratégias pedagógicas que permitam o ensino da dança em contexto escolar.
Elaborar materiais e utilizar eficazmente diversas ferramentas e instrumentos que permitam o ensino da dança em contexto escolar.
Fomentar um ensino centrado no aluno, assumindo-se o professor como um mediador e facilitador das aprendizagens.
Explorar as vantagens do ensino da dança, como área multidisciplinar no desenvolvimento global dos alunos.