notícias

  • CGA - RETROCESSO INADMISSÍVEL - não vamos consentir!

    Tal suspensão é, no entendimento do SIPE, inaceitável não cumprindo a decisão dos tribunais.

     

    O SIPE tomou conhecimento que foi suspensa a Reinscrição de Docentes na Caixa Geral de Aposentações, até que seja avaliada pelo Governo os seus impactos no Regime da Segurança Social e no regime de proteção social convergente.

     

    Já tinha havido a decisão da CGA de ser possível por parte dos Agrupamentos a reinscrição dos docentes que tendo sido subscritores antes de 1 de janeiro de 2006 voltaram a desempenhar funções docentes, após os tribunais terem analisado vários processos e tendo-se consolidado a jurisprudência nesse sentido.

     

    Tal suspensão é, no entendimento do SIPE, inaceitável não cumprindo a decisão dos tribunais.

     

    Assim, o SIPE já pediu esclarecimentos acerca da matéria ao ME e à CGA, exigindo que o processo de reinscrição dos docentes na CGA, já indevidamente retirados anteriormente, prossiga de acordo com as decisões dos tribunais e com as orientações enviadas para os Agrupamentos.

     

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    Não podemos Parar.

    Todos Unidos, temos de continuar a lutar.

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  • Serviços mínimos impostos à greve às avaliações finais de 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos foram ilegais.

    Tribunal da Relação de Lisboa, mais uma vez, dá razão às organizações sindicais de docentes.

     

    O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu do recurso interposto sobre a decisão do colégio arbitral que decretou serviços mínimos para as greves dos docentes no processo 27/2023/DRCT-ASM, onde estava em causa a greve às avaliações finais dos 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade, que decorreu entre os dias 15 e 23-06-2023.  

     

    Em síntese, o Tribunal da Relação de Lisboa entende que o recurso procede, reconhecendo a razão das organizações sindicais: os serviços mínimos decretados foram ilegais, porque desnecessários e violadores do princípio da proporcionalidade.  

     

    Trata-se de uma nova vitória judicial das organizações sindicais que convocaram a greve e viram, mais uma vez, ilegalmente, serem impostos serviços mínimos a pedido do Ministério da Educação. Esta decisão reforça a acusação que tem sido feita aos responsáveis do Ministério da Educação de recorrerem a expedientes antidemocráticos para impedirem os professores de exercerem o direito à greve, contando, para o efeito, com as decisões que são proferidas por colégios arbitrais que, na maior parte das vezes, se limitam a repetir decisões de colégios arbitrais anteriores. Desta decisão não há lugar a recurso, pois estando na origem um acórdão de colégio arbitral (correspondente a tribunal de 1.ª instância), a única instância de recurso é o Tribunal da Relação. 

     

    Há ainda outros recursos em tribunal, relativos a outras greves para as quais também foram decretados serviços mínimos que as organizações consideram ilegais. 

     

    Consulta o acordão do Tribulal da Relação de LIsboa (pdf).

     

    Não podemos Parar.

    Todos Unidos Conseguimos.

     

     

     
     

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concursos

  • Reserva de recrutamento n.º 29 2023/2024

    Publicitação das listas definitivas de Colocação, Não Colocação, Retirados e Listas de Colocação Administrativa – 29.ª Reserva de Recrutamento 2023/2024.   Aplicação da aceitação disponível das 0:00 horas de segunda-feira dia 22 de abril, até às 23:59 horas de terça-feira dia 23 de abril de 2024 (hora de Portugal continental).   Consulte a nota informativa. SIGRHE – Aceitação da colocação pelo candidato     Nota informativa – Reserva de recrutamento n.º 29 Listas – Reserva de recrutamento n.º 29
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  • Validação da Candidatura – Concurso Interno 2024/2025

    Aplicação eletrónica disponível entre o dia 19 e as 18:00 horas de dia 26 de abril de 2024 (hora de Portugal continental), para efetuar a validação das candidaturas ao Concurso Interno, destinado a Educadores de Infância e a Professores dos Ensinos Básico e Secundário.   Manual de utilizador – Validação da Candidatura ao Concurso Interno/Concurso Externo/Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento 2024/2025 – 1.ª Validação SIGRHE - Validação da candidatura
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  • CONCURSO INTERNO E CONCURSO EXTERNO 2024/2025

    Foi publicado o Aviso de Abertura (Aviso n.º 6468-A/2024/2) para os concursos Interno e Externo, destinados a educadores de infância e a professores dos ensinos básico e secundário.   Destinatários Concurso Interno 1-    Docentes QA que pretendem a transferência de Quadro ou de Grupo. 2-    Docentes QZP para transferência de Quadro ou de Grupo. 3-    Docentes das Regiões Autónomas. 4-    Docentes em LSVLD desde que tenham solicitado o regresso até ao final do mês de fevereiro do ano escolar anterior àquele em que pretendem regressar.   Os candidatos ao concurso interno podem ser opositores, em simultâneo, à transferência de quadro de docentes de um AE/EnA ou de QZP no grupo de recrutamento em que se encontram vinculados e à transição de grupo de recrutamento. São obrigatoriamente opositores ao Concurso Interno os docentes sem componente letiva. (Nº 2 do artigo 22.º do Decreto-Lei n.º 32-A/2023).   Concurso Externo 1-    Docentes com habilitação Profissional para a Docência e que reúnam os requisitos gerais e especiais constantes do artigo 22.º do ECD. 2-    Os docentes que pretendam ser candidatos à Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento, são, obrigatóriamente candidatos ao concurso externo. 3-    Docentes em LSVLD desde que tenham solicitado o regresso até ao final do mês de fevereiro do ano escolar anterior àquele em que pretendem regressar.   Prazo de Candidatura O prazo para apresentação da candidatura ao Concurso Interno e ao Concurso Externo é de cinco dias úteis, entre as 10h do dia 10 de abril de 2024 e as 18h do dia 16 de abril de 2024.   Documentos para consulta: 1- Decreto-lei 32-A/2023 de 8 de maio - Estabelece o novo regime de gestão e recrutamento do pessoal docente. 2- Aviso n.º 6468-A/2024/2 - Aviso de abertura dos Concursos. 3- Portaria n.º 110-A/2024/1 de 19 de março - Fixa as vagas QA e QZP para os Concursos Interno e Externo. 4- Portaria n.º 345/2023 de 10 de novembro - procede ao redimensionamento do âmbito geográfico dos quadros de zona pedagógica e extingue os quadros de zona pedagógica criados pela Portaria n.º 156-B/2013, de 19 de abril e retificada pela Declaração de Retificação n.º 30/2023.   Mapa QZP (pdf)   Já sabes, qualquer questão vai ao SIPE mais pero de TI.  
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Formações

  • Nearpod: possibilidades pedagógicas para as aulas das áreas científico-tecnológicas.

    Cronograma (25 horas): Abril: 27 (1h síncrona das 15h às 16h + 2h assíncronas) Maio: 4, 8, 11, 15, 18, 25 (assíncronas)  Junho: 1 (1h síncrona + 2h assíncronas) A apresentação dos trabalhos em vídeoconferência gravada é obrigatória para a obtenção do certificado.    
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  • Práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula - Leiria

    Conteúdos: Exploração de documentos legislativos (DL n.º 54/2018,  DL n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais) de apoio à prática letiva de forma integrada, destacando-se a reflexão e a análise de práticas sobre: - os valores e princípios de base humanista, onde o aluno assume a centralidade da ação; - a gestão inclusiva, integrada, flexível e articulada do currículo; - o recurso a modelos de intervenção e modelos pedagógicos de resposta à diversidade e de promoção de uma educação de qualidade para todos os alunos; - a valorização da avaliação como parte integrante da gestão do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens; - a voz dos alunos e das suas famílias, aumentando os seus níveis de participação.   Módulo 2 - Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas - Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos. -  Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (Desenho Universal para a Aprendizagem).   Módulo 3 – Gerir a diversidade em sala de aula - Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos – partilha de práticas. - Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos.    Módulo 4 – Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem - Caráter contínuo e sistemático da avaliação, ao serviço das aprendizagens, enquanto processo regulador do ensino e das aprendizagens. - Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino. - O feedback como uma das dimensões indispensáveis à aplicação prática da avaliação  formativa na sala de aula.  
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  • @PPS na Sala de Aula, Inclusão Digital para Aprendizagens Ativas - Leiria

    Conteúdos: Aplicação Padlet O que é o Padlet? Criar um Padlet (Escolher o Mural, Formatar e Personalizar o Padlet); Permitir comentários, adicionar reações aos comentários; Publicar textos e formatar, publicar vídeos, colocar selfies, ficheiros, link´s, fazer upload de documentos; Partilhar o  Padlet: opções de privacidade e de partilha; Padlet com material de apoio; Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação; Padlet na sala de aula – elaboração de atividades e aprentação das mesmas; Partilhar o link do Padlet;   Aplicação Emaze O que é o Emaze? Criar um Emaze. Nova apresentação ou fazer upload de apresentações; Modelos de Emaze; Escolher Templates, editar, formatar, personalizar; Gravar, fazer download; Exportar nas redes sociais ou partilhar Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação; Emaze na sala de aula-elaboração de atividades e apresentação das mesmas;   Aplicação wordclouds.com  O que é o wordcloud? Criar nuvens de palavras (Colar texto, escrever texto, editar); Formatar tema, forma cores, fonte; Gravar como JPG, PNG ou PDF; Compartilhar; Imprimir Wordcloud em sala de aula; Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação; Elaboração de atividades e apresentação das mesmas.   Aplicação Plickers O que é o Plickers? Utilizar o Plickers; Aquisição dos cartões Plickers; Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação; Acesso ao site e criação de conta no Plickers (computador e smartphone); Criação de Questões e respostas (Diferentes tipos); Digitalização e registo das respostas; Análise das respostas/estatística da avaliação;   Aplicação Kahoot  O que é o Kahoot? Como utilizar o Kahoot; Elaboração de atividades didáticas; Quiz, Discussão, inquérito; Registo e análise das respostas; Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação;    Aplicação bloggger.com  Criar um Blogue com o blogger: plataforma, endereço e alojamento; Escolher e definir temas, personalizar utilizando o layout; Explorar as potencialidades do blogue no ensino; Incorporar recursos educativos no blogue; O blogue enquanto espaço de comunicação (mensagens, fóruns); Atualização do blogue com smartphone; Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação.
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  • Práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula

    Conteúdos: Exploração de documentos legislativos (DL n.º 54/2018,  DL n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais) de apoio à prática letiva de forma integrada, destacando-se a reflexão e a análise de práticas sobre: - os valores e princípios de base humanista, onde o aluno assume a centralidade da ação; - a gestão inclusiva, integrada, flexível e articulada do currículo; - o recurso a modelos de intervenção e modelos pedagógicos de resposta à diversidade e de promoção de uma educação de qualidade para todos os alunos; - a valorização da avaliação como parte integrante da gestão do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens; - a voz dos alunos e das suas famílias, aumentando os seus níveis de participação.   Módulo 2 - Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas - Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos. -  Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (Desenho Universal para a Aprendizagem).   Módulo 3 – Gerir a diversidade em sala de aula - Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos – partilha de práticas. - Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos.    Módulo 4 – Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem - Caráter contínuo e sistemático da avaliação, ao serviço das aprendizagens, enquanto processo regulador do ensino e das aprendizagens. - Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino. - O feedback como uma das dimensões indispensáveis à aplicação prática da avaliação  formativa na sala de aula.  
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  • Kits Experimentais para o Ensino das Ciências

    Conteúdos: Exploração dos princípios pedagógicos subjacentes ao ensino das Ciências, destacando conceitos como Aprendizagem Ativa, Construtivismo, Contextualização, Aprendizagem Prática, Exploração e Descoberta, Interdisciplinaridade, Desenvolvimento de Competências Científicas, Motivação Intrínseca, Colaboração e Comunicação, Feedback Construtivo, Segurança e Ética, Diversidade e Inclusão, Flexibilidade e Adaptabilidade, e Avaliação Formativa. - Compreensão de modelos de ensino-aprendizagem eficazes, como o modelo 5E (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Evaluate) e o método de sala de aula invertida, entre outros. - Metodologias Ativas de Ensino. - Apresentação e prática de metodologias ativas, incluindo a aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem cooperativa e investigação guiada. - Discussão sobre como essas abordagens podem envolver os alunos de forma cooperativa e participativa para aumentar a motivação. - Desenvolvimento de Competências Científicas: - Exploração de técnicas para estimular a curiosidade científica dos alunos, abrangendo a formulação de hipóteses, a observação cuidadosa, a recolha precisa de dados, a interpretação crítica de resultados, a análise de erros, a resolução de problemas, a comunicação científica e a aplicação em contextos do dia a dia. - Discussão sobre como desenvolver competências de resolução de problemas.   Literacia Científica no Dia a Dia: - Foco na preparação dos alunos para compreenderem a Ciência em contextos do quotidiano, tecnologia, sociedade e ambiente. - Estratégias para relacionar conceitos científicos com situações reais e atuais, incentivando a aplicação do conhecimento científico em diferentes contextos.   Desenvolvimento de Kits de Ciência: - Construção de Kits  pelos formandos, utilizando materiais do dia a dia para ensinar Ciência. - Apresentação dos kits ao grupo de formação para introdução de sugestões de melhoria. - Aplicação dos kits em sala de aula e avaliação da sua eficácia como recursos de ensino e aprendizagem.    
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  • @PPS na Sala de Aula, Inclusão Digital para Aprendizagens Ativas

    Conteúdos: Aplicação Padlet O que é o Padlet? Criar um Padlet (Escolher o Mural, Formatar e Personalizar o Padlet); Permitir comentários, adicionar reações aos comentários; Publicar textos e formatar, publicar vídeos, colocar selfies, ficheiros, link´s, fazer upload de documentos; Partilhar o  Padlet: opções de privacidade e de partilha; Padlet com material de apoio; Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação; Padlet na sala de aula – elaboração de atividades e aprentação das mesmas; Partilhar o link do Padlet;   Aplicação Emaze O que é o Emaze? Criar um Emaze. Nova apresentação ou fazer upload de apresentações; Modelos de Emaze; Escolher Templates, editar, formatar, personalizar; Gravar, fazer download; Exportar nas redes sociais ou partilhar Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação; Emaze na sala de aula-elaboração de atividades e apresentação das mesmas;   Aplicação wordclouds.com  O que é o wordcloud? Criar nuvens de palavras (Colar texto, escrever texto, editar); Formatar tema, forma cores, fonte; Gravar como JPG, PNG ou PDF; Compartilhar; Imprimir Wordcloud em sala de aula; Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação; Elaboração de atividades e apresentação das mesmas.   Aplicação Plickers O que é o Plickers? Utilizar o Plickers; Aquisição dos cartões Plickers; Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação; Acesso ao site e criação de conta no Plickers (computador e smartphone); Criação de Questões e respostas (Diferentes tipos); Digitalização e registo das respostas; Análise das respostas/estatística da avaliação;   Aplicação Kahoot  O que é o Kahoot? Como utilizar o Kahoot; Elaboração de atividades didáticas; Quiz, Discussão, inquérito; Registo e análise das respostas; Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação;    Aplicação bloggger.com  Criar um Blogue com o blogger: plataforma, endereço e alojamento; Escolher e definir temas, personalizar utilizando o layout; Explorar as potencialidades do blogue no ensino; Incorporar recursos educativos no blogue; O blogue enquanto espaço de comunicação (mensagens, fóruns); Atualização do blogue com smartphone; Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação.
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  • Construção de Saídas/Aulas de Campo no Âmbito das Ciências Sociais e Humanas

    Conteúdos: Planificação (prática simulada). - Criação de documentos orientadores das saídas/aulas de campo: Planificação; Guião; Questionários; Avaliação. - Planificações e guiões de saída/aula de campo: âmbito histórico-geográfico; científico-natural; herança e identidade cultural; desportivo. - Adaptação das saídas/aulas de campo a situações específicas de aprendizagem.
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  • Primeiros socorros, em ambiente escolar - Leiria

    Conteúdos: - Conceitos gerais de socorrismo – princípios gerais do socorrista e mala de primeiros socorros - Abordagem à vítima – Exame primário e secundário - Hemorragias; lesões de pele; fraturas; intoxicações; mordeduras e picadas; convulsão; acidente vascular cerebral (AVC); enfarte de miocárdio; dor torácica; crise hipoglicémica; crise asmática;  - Corpos estranhos – nos olhos, nos ouvidos e na via aérea - Algoritmo de desobstrução da via aérea - Algoritmo de suporte básico de vida - conceito, etapas e procedimentos.
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  • GR 100/110: SENSIBILIZAÇÃO PARA AS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS*Releva p/ Dimensão Científica e Pedagógica

    ACEITAM-SE INSCRIÇÕES PARA NOVA TURMA: - Dias 08, 15, 22, 24 de maio, 17h30 / 21h00 - Sábado: 25 de maio, 09h00 / 12h30 e 14h00 / 18h00 - Dia 29 de maio, 17h30 / 21h00   *Ação Específica/Releva para os 50% na Dimensão Científica e Pedagógica da Formação Obrigatória dos Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico  A ação só iniciará com o nº mínimo de formandos. Prioridade de seleção: Ser sócio do SIPE e ordem de inscrição.   Objetivos a atingir - Distinguir as diversas necessidades educativas especiais; - Identificar os diversos serviços de Educação Especial necessários para um atendimento eficaz a alunos com Necessidades Educativas Especiais e respectivas famílias; - Esclarecer aspectos relacionados com a legislação relativa à Educação Especial e a alunos com Necessidades Educativas Especiais; - Dotar os docentes de conhecimentos gerais para a avaliação e elaboração de ajustamentos e adequações curriculares, de acordo com as medidas educativas especiais previstas na Legislação; - Promover e facilitar a colaboração e a interacção entre docentes, com o intuito de elaborar e partilhar materiais pedagógicos que melhorem a realização dos alunos com Necessidades Educativas Especiais e que se adaptem às suas necessidades específicas de aprendizagem e de comportamento.  
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  • As Dimensões da Adaptação Escolar

    Horário: 14h00 - 17h00
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  • Formação de Técnicas de Expressão, Comunicação, Aquecimento e Descontração da Voz, NÍVEL II

    Calendário: - 4, 11 e 18 de maio de 2024. Horário: - Sábados das 9h às 13h e das 14h30 ás 17h30.
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  • "Espaço Geográfico, Património e Artes"

    Cronograma: 30/04 - 3 horas (18 - 21h) 02/05 - 3 horas (18 - 21h) 04/05 - 8 horas 18/05 - 8 horas 22/05 - 3 horas (18 - 21h)   Cada vez mais os currículos e as atividades escolares devem estar associados à região em que se insere a comunidade educativa e valorizar o contexto. Será, pois, necessário que os docentes conheçam bem a cultura, os monumentos, os recursos naturais e ambientais do conjunto do espaço geográfico mais próximo ao agrupamento, para, em contexto de sala de aula possam associar teoria prática e se sintam mais preparados para fazer saídas de campo, visitas de estudo ou outras atividades do plano anual de cada uma das escolas. Esta proposta de formação permitirá formar docentes em áreas mais específicas, dando-lhes conhecimentos e motivando-os a integrar no currículo e nas atividades pedagógicas, conhecimentos mais profundos da região. Quando a flexibilidade curricular está na ordem do dia, o trabalho transdisciplinar e interdisciplinar pressupõe uma preparação disciplinar, não só teórica, mas sobretudo de conhecimentos práticos para um trabalho conjunto de enriquecimento dos conhecimentos dos discentes. O conhecimento do meio envolvente pressupõe uma maior facilidade em estabelecer pontes, colaboração e parcerias com as instituições públicas e privadas, com as Autarquias e instituições culturais. Face ao exposto, propõe-se que estes conteúdos sejam viabilizados na modalidade de curso, orientado para o conhecimento da geografia, da história e das artes, servindo de exemplo para o desenvolvimento de projetos transdisciplinares e interdisciplinares noutros contextos geográficos.
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  • TODOS GR: AULAS DE CAMPO: A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM

    AULAS DE CAMPO: A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM, FUNDAMENTADA NO PEDESTRIANISMO COMO UMA ESTRATÉGIA DE FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR A APLICAR NA ESCOLA   ACEITAM-SE INSCRIÇÕES PARA NOVA TURMA: Maio - sextas e sábados   A Ação de Formação tem como objetivo base o colmatar lacunas e dificuldades identificadas nos docentes, formando-os na área do pedestrianismo e, desta forma, apetrechando-os com as ferramentas e experiência necessárias e indispensáveis para planear e executar com sucesso uma aula de campo: - identificar, marcar e caraterizar nas suas diferentes vertentes um percurso pedestre (experimentar e interpretar percursos pedestres); - ler e interpretar mapas e planos; - distinguir uma GR (grande rota); PR (pequena rota) e PL (percurso local); - realizar aula de campo; - promover trabalho cooperativo e colaborativo (experimentar percursos pedestres)   A ação só iniciará com o nº mínimo de formandos. Prioridade de seleção: Ser sócio do SIPE e ordem de inscrição.   Dificuldade: Baixa/Média   
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  • Impressão Fotográfica e Botânica à Luz Solar, Fundos e Estampados_Barcelos

    Cronograma 06-05-2024 – 17h30 às 21h00 08-05-2024 – 17h30 às 21h00 14-05-2024 – 17h30 às 20h30 18-05-2024 – 09h às 13h | 14h às 17h30 20-05-2024 – 17h30 às 21h00 22-05-2024 – 17h30 às 21h30
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  • A utilização de materiais pedagógicos e de ferramentas digitais na aula de Inglês.

    Conteúdos: - Níveis de proficiência definidos no QECRL de A1 a B1+ - Metas Curriculares de Inglês Ensino Básico: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos; - Domínios de Referência; - Recursos didáticos: games, songs, music videos, storytelling, booktrailers, short movies, movie trailers e handicrafts; - Elementos multimédia de utilização básica: dropbox, drive, sites, download de diferentes recursos didáticos, apresentação em Powerpoint (inserção de som, imagem e vídeo) e avaliação das atividades com recurso ao Excel.
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  • Capacitação Digital - Nível 3 - Porto

    Pretende-se desenvolver com os docentes de nível 3 (C1/C2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e de processos que lhes permita potenciar as suas competências digitais na promoção de estratégias e ações inovadoras na comunidade educativa. São objetivos específicos: - formular estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras das CD dos docentes e alunos; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - promover o desenvolvimento de ações que contribuam para os Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das suas escolas; - promover e estimular a reflexão, a partilha e a utilização crítica das tecnologias digitais em contexto educativo.   Cronograma 1ª S - 15/06 - 8h30 – 13h30h 2ª S - 22/06 - 8h30 – 13h30h 3ª S - 29/06 - 8h30 – 13h30h 4ª S – 06/07 - 8h30 – 13h30h 5ª S - 13/07 - 8h30 – 13h30h
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  • Primeiros socorros, em ambiente escolar

    Conteúdos: - Conceitos gerais de socorrismo – princípios gerais do socorrista e mala de primeiros socorros - Abordagem à vítima – Exame primário e secundário - Hemorragias; lesões de pele; fraturas; intoxicações; mordeduras e picadas; convulsão; acidente vascular cerebral (AVC); enfarte de miocárdio; dor torácica; crise hipoglicémica; crise asmática;  - Corpos estranhos – nos olhos, nos ouvidos e na via aérea - Algoritmo de desobstrução da via aérea - Algoritmo de suporte básico de vida - conceito, etapas e procedimentos.
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  • "Personagem (com)vida formas coloridas e Marmorização" - Adiada para o 3º período

    29-01-2024 - 17h30|21h30 03-02-2024 - 09h00|13h00 e 14h00|17h00 10-02-2024 -  09h00|13h00 e 14h00|17h00 17-02-2024 -  09h00|13h00 e 14h00|17h00
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  • TODOS GR: PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA EM CONTEXTO ESCOLAR: NOVAS ABORDAGENS

    ACEITAM-SE INSCRIÇÕES PARA NOVA TURMA: - Dias 04, 06, 11, 13 e 18 de junho, das 17h30 / 21h00 - Sábado: 21 de junho, das 09h00 / 12h30 e 14h00 / 18h00   A ação só iniciará com o nº mínimo de formandos. Prioridade de seleção: Ser sócio do SIPE e ordem de inscrição.   Objetivos a atingir 1) Descrever diferentes tipos de violência;   2) Identificar factores associados ao fenómeno da violência em contexto escolar;   3) Identificar factores de risco e factores protectores associados aos comportamentos violentos   4) Descrever factores individuais e sociais de protecção e de risco de violência na criança e no adolescente;   5) Descrever diferentes tipos de abordagens na intervenção com comportamentos anti-sociais;   6) Caracterizar diferentes perspectivas acerca da delinquência juvenil;   7) Identificar respostas escolares ao bullying/cyberbullying entre os pares;   8) Desenvolver estratégias de prevenção da violência desenvolvida em contexto escolar;   9) Intervir como elemento na prevenção da violência em contexto escolar;   10) Avaliar medidas instituídas de prevenção da violência em contexto escolar.    
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  • GR 260/620: A DANÇA NA ESCOLA: COREOGRAFAR BRINCANDO*Releva p/ Dimensão Científica e Pedagógica

    ACEITAM-SE INSCRIÇÕES PARA NOVA TURMA: Próximo ano escolar 2024/2025 - setembro/outubro   *Ação Específica/Releva para os 50% na Dimensão Científica e Pedagógica da Formação Obrigatória dos Professores dos Grupos  100 e 110  A ação só iniciará com o nº mínimo de formandos. Prioridade de seleção: Ser sócio do SIPE e ordem de inscrição.   Objetivos a atingir Desmistificar a complexidade do ensino da dança. Promover a capacidade de alterar a prática profissional, desenvolvendo estratégias pedagógicas que permitam o ensino da dança em contexto escolar. Elaborar materiais e utilizar eficazmente diversas ferramentas e instrumentos que permitam o ensino da dança em contexto escolar. Fomentar um ensino centrado no aluno, assumindo-se o professor como um mediador e facilitador das aprendizagens. Explorar as vantagens do ensino da dança, como área multidisciplinar no desenvolvimento global dos alunos.
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SIPE TV

O Rumo da Educação em Portugal

Feliz Ano 2024

Feliz Natal 2023 - SIPE

Memórias das Medidas Educativas

A Luta Continua

O SIPE

6.6.23 Manifestação de Professores e Educadores

Resultados da Reunião com o ME dia 20

Intervenção Júlia Azevedo - Concentração Porto 17 abril.

Resultados Reunião com o ME 13 abril

Manifestação 4 março Porto - Intervenção Júlia Azevedo

A união da nossa Razão

A força de 150 000 Professores e Educadores

Manifestação de Professores e Educadores 11 fevereiro

Todos para Lisboa Manifestação dia 11

Greve Porto 8 de fevereiro

SIPE na Comissão Educação e Ciência dia 24 de janeiro

Greve 1º Tempo Ilegal Porquê Pela sua visibilidade

Somos contra a contratação direta

Contração de professores ao fim de 3 contratos é insuficiente

SIPE Pede Reunião Conjunta e União de todos os Sindicatos

Exigimos Abertura de processos negociais Já.

Há dinheiro para tudo

Vigília Porto 12 de dezembro - Intervenção Julia Azevedo

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Entrevista a Júlia Azevedo - SIPE SIC Noticias 29/11/2022 ME

SIPE REUNIU DIA 7 NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, EM CAUSA: PETIÇÃO ULTRAPASSAGENS ENTRE DOCENTES

SIPE Aventura BTT Viana

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