notícias

  • CGA - RETROCESSO INADMISSÍVEL - não vamos consentir!

    Tal suspensão é, no entendimento do SIPE, inaceitável não cumprindo a decisão dos tribunais.

     

    O SIPE tomou conhecimento que foi suspensa a Reinscrição de Docentes na Caixa Geral de Aposentações, até que seja avaliada pelo Governo os seus impactos no Regime da Segurança Social e no regime de proteção social convergente.

     

    Já tinha havido a decisão da CGA de ser possível por parte dos Agrupamentos a reinscrição dos docentes que tendo sido subscritores antes de 1 de janeiro de 2006 voltaram a desempenhar funções docentes, após os tribunais terem analisado vários processos e tendo-se consolidado a jurisprudência nesse sentido.

     

    Tal suspensão é, no entendimento do SIPE, inaceitável não cumprindo a decisão dos tribunais.

     

    Assim, o SIPE já pediu esclarecimentos acerca da matéria ao ME e à CGA, exigindo que o processo de reinscrição dos docentes na CGA, já indevidamente retirados anteriormente, prossiga de acordo com as decisões dos tribunais e com as orientações enviadas para os Agrupamentos.

     

    Já sabes, qualquer questão vai ao SIPE mais perto de TI

     

    Não podemos Parar.

    Todos Unidos, temos de continuar a lutar.

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  • Serviços mínimos impostos à greve às avaliações finais de 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos foram ilegais.

    Tribunal da Relação de Lisboa, mais uma vez, dá razão às organizações sindicais de docentes.

     

    O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu do recurso interposto sobre a decisão do colégio arbitral que decretou serviços mínimos para as greves dos docentes no processo 27/2023/DRCT-ASM, onde estava em causa a greve às avaliações finais dos 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade, que decorreu entre os dias 15 e 23-06-2023.  

     

    Em síntese, o Tribunal da Relação de Lisboa entende que o recurso procede, reconhecendo a razão das organizações sindicais: os serviços mínimos decretados foram ilegais, porque desnecessários e violadores do princípio da proporcionalidade.  

     

    Trata-se de uma nova vitória judicial das organizações sindicais que convocaram a greve e viram, mais uma vez, ilegalmente, serem impostos serviços mínimos a pedido do Ministério da Educação. Esta decisão reforça a acusação que tem sido feita aos responsáveis do Ministério da Educação de recorrerem a expedientes antidemocráticos para impedirem os professores de exercerem o direito à greve, contando, para o efeito, com as decisões que são proferidas por colégios arbitrais que, na maior parte das vezes, se limitam a repetir decisões de colégios arbitrais anteriores. Desta decisão não há lugar a recurso, pois estando na origem um acórdão de colégio arbitral (correspondente a tribunal de 1.ª instância), a única instância de recurso é o Tribunal da Relação. 

     

    Há ainda outros recursos em tribunal, relativos a outras greves para as quais também foram decretados serviços mínimos que as organizações consideram ilegais. 

     

    Consulta o acordão do Tribulal da Relação de LIsboa (pdf).

     

    Não podemos Parar.

    Todos Unidos Conseguimos.

     

     

     
     

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concursos

  • Publicitação das listas definitivas do Concurso de Transição de Docentes dos Quadros de Zona Pedagógica – 2023

    Estão disponíveis para consulta as listas definitivas de ordenação, de colocação, de exclusão e de retirados do concurso de Transição de Docentes dos Quadros de Zona Pedagógica – 2023.   Consulte a nota informativa. Nota Informativa - Publicitação das Listas Definitivas do Concurso de Transição de Docentes dos Quadros de Zona Pedagógica – 2023 SIGRHE - Verbete definitivo Listas Definitivas
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Formações

  • Capacitação Digital - Nível 3 - Porto

    Pretende-se desenvolver com os docentes de nível 3 (C1/C2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e de processos que lhes permita potenciar as suas competências digitais na promoção de estratégias e ações inovadoras na comunidade educativa. São objetivos específicos: - formular estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras das CD dos docentes e alunos; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - promover o desenvolvimento de ações que contribuam para os Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das suas escolas; - promover e estimular a reflexão, a partilha e a utilização crítica das tecnologias digitais em contexto educativo.   Cronograma 1ª S - 15/06 - 8h30 – 13h30h 2ª S - 22/06 - 8h30 – 13h30h 3ª S - 29/06 - 8h30 – 13h30h 4ª S – 06/07 - 8h30 – 13h30h 5ª S - 13/07 - 8h30 – 13h30h
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  • CRIAÇÕES DECORATIVAS E PERSONAGENS PLANAS

    Início a 23 março de 2024. Cronograma 23 março- 9h às 13h 13 março - 9h/12h30 e 14h/ 17h30 20 março - 9h/12h30 e 14h/ 17h30 27 março - 9h/12h30 e 14h/ 17h30   Conteúdos: Apresentação dos participantes do curso e dos objetivos inerentes ao mesmo (1 hora); Apresentação multimédia dos conteúdos, materiais e técnicas a desenvolver (2 horas); Demonstração prática das técnicas a aplicar na escultura plana (3 horas); Planificação das diversas fases da escultura (1 hora); Construção da escultura (7h): - preparação da estrutura (2 horas) - revestimento (2h) - técnicas de pintura e stencil (1 hora) - pintura (2 horas) Planificação do trabalho a realizar com a técnica de Esmirna (1 hora); Preparação do material (1 hora); Tecelagem (4 horas);  Acabamentos (1 hora);  Apresentação dos trabalhos realizados e avaliação (3 horas).
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  • Impressão Fotográfica e Botânica à Luz Solar, Fundos e Estampados_Barcelos

    Cronograma 06-05-2024 – 17h30 às 21h00 08-05-2024 – 17h30 às 21h00 14-05-2024 – 17h30 às 20h30 18-05-2024 – 09h às 13h | 14h às 17h30 20-05-2024 – 17h30 às 21h00 22-05-2024 – 17h30 às 21h30
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  • "Personagem (com)vida formas coloridas e Marmorização" - Adiada para o 3º período

    29-01-2024 - 17h30|21h30 03-02-2024 - 09h00|13h00 e 14h00|17h00 10-02-2024 -  09h00|13h00 e 14h00|17h00 17-02-2024 -  09h00|13h00 e 14h00|17h00
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  • AULAS DE CAMPO EM AMBIENTES NATURAIS: o pedestrianismo como estratégia de educação ambiental e de aprendizagem das Ciências_Barcelos

    Cronograma: 11-04-2024 – 18h00|20h00 12-04-2024 – 18h00|21h00 20-04-2024 – 09h30|12h30 e 13h30|16h30 27-04-2024 – 09h30|12h30 e 13h30|16h30 04-05-2024 – 09h30|12h30 e 13h30|16h30 10-05-2024 – 18h00|20h00
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  • GR 260/620: A DANÇA NA ESCOLA: COREOGRAFAR BRINCANDO*Releva p/ Dimensão Científica e Pedagógica

    ACEITAM-SE INSCRIÇÕES PARA NOVA TURMA: Próximo ano escolar 2024/2025 - setembro/outubro   *Ação Específica/Releva para os 50% na Dimensão Científica e Pedagógica da Formação Obrigatória dos Professores dos Grupos  100 e 110  A ação só iniciará com o nº mínimo de formandos. Prioridade de seleção: Ser sócio do SIPE e ordem de inscrição.   Objetivos a atingir Desmistificar a complexidade do ensino da dança. Promover a capacidade de alterar a prática profissional, desenvolvendo estratégias pedagógicas que permitam o ensino da dança em contexto escolar. Elaborar materiais e utilizar eficazmente diversas ferramentas e instrumentos que permitam o ensino da dança em contexto escolar. Fomentar um ensino centrado no aluno, assumindo-se o professor como um mediador e facilitador das aprendizagens. Explorar as vantagens do ensino da dança, como área multidisciplinar no desenvolvimento global dos alunos.
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  • Formação de Técnicas de Expressão, Comunicação, Aquecimento e Descontração da Voz, NÍVEL II

    Calendário: - 4, 11 e 18 de maio de 2024. Horário: - Sábados das 9h às 13h e das 14h30 ás 17h30.
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O Rumo da Educação em Portugal

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6.6.23 Manifestação de Professores e Educadores

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3º BTT - SIPE - Fátima 2019

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Concentração no Porto 13 de julho 2018

Entrevistas Manifestação 19 maio 2018

Seminário Comunidades de Aprendizagem - Abertura

Intervenção Júlia Azevedo Manifestação 19 maio 2018

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