notícias

  • CGA - RETROCESSO INADMISSÍVEL - não vamos consentir!

    Tal suspensão é, no entendimento do SIPE, inaceitável não cumprindo a decisão dos tribunais.

     

    O SIPE tomou conhecimento que foi suspensa a Reinscrição de Docentes na Caixa Geral de Aposentações, até que seja avaliada pelo Governo os seus impactos no Regime da Segurança Social e no regime de proteção social convergente.

     

    Já tinha havido a decisão da CGA de ser possível por parte dos Agrupamentos a reinscrição dos docentes que tendo sido subscritores antes de 1 de janeiro de 2006 voltaram a desempenhar funções docentes, após os tribunais terem analisado vários processos e tendo-se consolidado a jurisprudência nesse sentido.

     

    Tal suspensão é, no entendimento do SIPE, inaceitável não cumprindo a decisão dos tribunais.

     

    Assim, o SIPE já pediu esclarecimentos acerca da matéria ao ME e à CGA, exigindo que o processo de reinscrição dos docentes na CGA, já indevidamente retirados anteriormente, prossiga de acordo com as decisões dos tribunais e com as orientações enviadas para os Agrupamentos.

     

    Já sabes, qualquer questão vai ao SIPE mais perto de TI

     

    Não podemos Parar.

    Todos Unidos, temos de continuar a lutar.

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  • Serviços mínimos impostos à greve às avaliações finais de 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos foram ilegais.

    Tribunal da Relação de Lisboa, mais uma vez, dá razão às organizações sindicais de docentes.

     

    O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu do recurso interposto sobre a decisão do colégio arbitral que decretou serviços mínimos para as greves dos docentes no processo 27/2023/DRCT-ASM, onde estava em causa a greve às avaliações finais dos 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade, que decorreu entre os dias 15 e 23-06-2023.  

     

    Em síntese, o Tribunal da Relação de Lisboa entende que o recurso procede, reconhecendo a razão das organizações sindicais: os serviços mínimos decretados foram ilegais, porque desnecessários e violadores do princípio da proporcionalidade.  

     

    Trata-se de uma nova vitória judicial das organizações sindicais que convocaram a greve e viram, mais uma vez, ilegalmente, serem impostos serviços mínimos a pedido do Ministério da Educação. Esta decisão reforça a acusação que tem sido feita aos responsáveis do Ministério da Educação de recorrerem a expedientes antidemocráticos para impedirem os professores de exercerem o direito à greve, contando, para o efeito, com as decisões que são proferidas por colégios arbitrais que, na maior parte das vezes, se limitam a repetir decisões de colégios arbitrais anteriores. Desta decisão não há lugar a recurso, pois estando na origem um acórdão de colégio arbitral (correspondente a tribunal de 1.ª instância), a única instância de recurso é o Tribunal da Relação. 

     

    Há ainda outros recursos em tribunal, relativos a outras greves para as quais também foram decretados serviços mínimos que as organizações consideram ilegais. 

     

    Consulta o acordão do Tribulal da Relação de LIsboa (pdf).

     

    Não podemos Parar.

    Todos Unidos Conseguimos.

     

     

     
     

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concursos

  • Reserva de recrutamento n.º 29 2023/2024

    Publicitação das listas definitivas de Colocação, Não Colocação, Retirados e Listas de Colocação Administrativa – 29.ª Reserva de Recrutamento 2023/2024.   Aplicação da aceitação disponível das 0:00 horas de segunda-feira dia 22 de abril, até às 23:59 horas de terça-feira dia 23 de abril de 2024 (hora de Portugal continental).   Consulte a nota informativa. SIGRHE – Aceitação da colocação pelo candidato     Nota informativa – Reserva de recrutamento n.º 29 Listas – Reserva de recrutamento n.º 29
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  • Validação da Candidatura – Concurso Interno 2024/2025

    Aplicação eletrónica disponível entre o dia 19 e as 18:00 horas de dia 26 de abril de 2024 (hora de Portugal continental), para efetuar a validação das candidaturas ao Concurso Interno, destinado a Educadores de Infância e a Professores dos Ensinos Básico e Secundário.   Manual de utilizador – Validação da Candidatura ao Concurso Interno/Concurso Externo/Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento 2024/2025 – 1.ª Validação SIGRHE - Validação da candidatura
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  • CONCURSO INTERNO E CONCURSO EXTERNO 2024/2025

    Foi publicado o Aviso de Abertura (Aviso n.º 6468-A/2024/2) para os concursos Interno e Externo, destinados a educadores de infância e a professores dos ensinos básico e secundário.   Destinatários Concurso Interno 1-    Docentes QA que pretendem a transferência de Quadro ou de Grupo. 2-    Docentes QZP para transferência de Quadro ou de Grupo. 3-    Docentes das Regiões Autónomas. 4-    Docentes em LSVLD desde que tenham solicitado o regresso até ao final do mês de fevereiro do ano escolar anterior àquele em que pretendem regressar.   Os candidatos ao concurso interno podem ser opositores, em simultâneo, à transferência de quadro de docentes de um AE/EnA ou de QZP no grupo de recrutamento em que se encontram vinculados e à transição de grupo de recrutamento. São obrigatoriamente opositores ao Concurso Interno os docentes sem componente letiva. (Nº 2 do artigo 22.º do Decreto-Lei n.º 32-A/2023).   Concurso Externo 1-    Docentes com habilitação Profissional para a Docência e que reúnam os requisitos gerais e especiais constantes do artigo 22.º do ECD. 2-    Os docentes que pretendam ser candidatos à Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento, são, obrigatóriamente candidatos ao concurso externo. 3-    Docentes em LSVLD desde que tenham solicitado o regresso até ao final do mês de fevereiro do ano escolar anterior àquele em que pretendem regressar.   Prazo de Candidatura O prazo para apresentação da candidatura ao Concurso Interno e ao Concurso Externo é de cinco dias úteis, entre as 10h do dia 10 de abril de 2024 e as 18h do dia 16 de abril de 2024.   Documentos para consulta: 1- Decreto-lei 32-A/2023 de 8 de maio - Estabelece o novo regime de gestão e recrutamento do pessoal docente. 2- Aviso n.º 6468-A/2024/2 - Aviso de abertura dos Concursos. 3- Portaria n.º 110-A/2024/1 de 19 de março - Fixa as vagas QA e QZP para os Concursos Interno e Externo. 4- Portaria n.º 345/2023 de 10 de novembro - procede ao redimensionamento do âmbito geográfico dos quadros de zona pedagógica e extingue os quadros de zona pedagógica criados pela Portaria n.º 156-B/2013, de 19 de abril e retificada pela Declaração de Retificação n.º 30/2023.   Mapa QZP (pdf)   Já sabes, qualquer questão vai ao SIPE mais pero de TI.  
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Formações

  • @PPS na Sala de Aula, Inclusão Digital para Aprendizagens Ativas

    Conteúdos: Aplicação Padlet O que é o Padlet? Criar um Padlet (Escolher o Mural, Formatar e Personalizar o Padlet); Permitir comentários, adicionar reações aos comentários; Publicar textos e formatar, publicar vídeos, colocar selfies, ficheiros, link´s, fazer upload de documentos; Partilhar o  Padlet: opções de privacidade e de partilha; Padlet com material de apoio; Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação; Padlet na sala de aula – elaboração de atividades e aprentação das mesmas; Partilhar o link do Padlet;   Aplicação Emaze O que é o Emaze? Criar um Emaze. Nova apresentação ou fazer upload de apresentações; Modelos de Emaze; Escolher Templates, editar, formatar, personalizar; Gravar, fazer download; Exportar nas redes sociais ou partilhar Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação; Emaze na sala de aula-elaboração de atividades e apresentação das mesmas;   Aplicação wordclouds.com  O que é o wordcloud? Criar nuvens de palavras (Colar texto, escrever texto, editar); Formatar tema, forma cores, fonte; Gravar como JPG, PNG ou PDF; Compartilhar; Imprimir Wordcloud em sala de aula; Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação; Elaboração de atividades e apresentação das mesmas.   Aplicação Plickers O que é o Plickers? Utilizar o Plickers; Aquisição dos cartões Plickers; Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação; Acesso ao site e criação de conta no Plickers (computador e smartphone); Criação de Questões e respostas (Diferentes tipos); Digitalização e registo das respostas; Análise das respostas/estatística da avaliação;   Aplicação Kahoot  O que é o Kahoot? Como utilizar o Kahoot; Elaboração de atividades didáticas; Quiz, Discussão, inquérito; Registo e análise das respostas; Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação;    Aplicação bloggger.com  Criar um Blogue com o blogger: plataforma, endereço e alojamento; Escolher e definir temas, personalizar utilizando o layout; Explorar as potencialidades do blogue no ensino; Incorporar recursos educativos no blogue; O blogue enquanto espaço de comunicação (mensagens, fóruns); Atualização do blogue com smartphone; Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação.
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  • Práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula

    Conteúdos: Exploração de documentos legislativos (DL n.º 54/2018,  DL n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais) de apoio à prática letiva de forma integrada, destacando-se a reflexão e a análise de práticas sobre: - os valores e princípios de base humanista, onde o aluno assume a centralidade da ação; - a gestão inclusiva, integrada, flexível e articulada do currículo; - o recurso a modelos de intervenção e modelos pedagógicos de resposta à diversidade e de promoção de uma educação de qualidade para todos os alunos; - a valorização da avaliação como parte integrante da gestão do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens; - a voz dos alunos e das suas famílias, aumentando os seus níveis de participação.   Módulo 2 - Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas - Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos. -  Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (Desenho Universal para a Aprendizagem).   Módulo 3 – Gerir a diversidade em sala de aula - Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos – partilha de práticas. - Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos.    Módulo 4 – Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem - Caráter contínuo e sistemático da avaliação, ao serviço das aprendizagens, enquanto processo regulador do ensino e das aprendizagens. - Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino. - O feedback como uma das dimensões indispensáveis à aplicação prática da avaliação  formativa na sala de aula.  
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  • Construção de Saídas/Aulas de Campo no Âmbito das Ciências Sociais e Humanas

    Conteúdos: Planificação (prática simulada). - Criação de documentos orientadores das saídas/aulas de campo: Planificação; Guião; Questionários; Avaliação. - Planificações e guiões de saída/aula de campo: âmbito histórico-geográfico; científico-natural; herança e identidade cultural; desportivo. - Adaptação das saídas/aulas de campo a situações específicas de aprendizagem.
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  • Kits Experimentais para o Ensino das Ciências

    Conteúdos: Exploração dos princípios pedagógicos subjacentes ao ensino das Ciências, destacando conceitos como Aprendizagem Ativa, Construtivismo, Contextualização, Aprendizagem Prática, Exploração e Descoberta, Interdisciplinaridade, Desenvolvimento de Competências Científicas, Motivação Intrínseca, Colaboração e Comunicação, Feedback Construtivo, Segurança e Ética, Diversidade e Inclusão, Flexibilidade e Adaptabilidade, e Avaliação Formativa. - Compreensão de modelos de ensino-aprendizagem eficazes, como o modelo 5E (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Evaluate) e o método de sala de aula invertida, entre outros. - Metodologias Ativas de Ensino. - Apresentação e prática de metodologias ativas, incluindo a aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem cooperativa e investigação guiada. - Discussão sobre como essas abordagens podem envolver os alunos de forma cooperativa e participativa para aumentar a motivação. - Desenvolvimento de Competências Científicas: - Exploração de técnicas para estimular a curiosidade científica dos alunos, abrangendo a formulação de hipóteses, a observação cuidadosa, a recolha precisa de dados, a interpretação crítica de resultados, a análise de erros, a resolução de problemas, a comunicação científica e a aplicação em contextos do dia a dia. - Discussão sobre como desenvolver competências de resolução de problemas.   Literacia Científica no Dia a Dia: - Foco na preparação dos alunos para compreenderem a Ciência em contextos do quotidiano, tecnologia, sociedade e ambiente. - Estratégias para relacionar conceitos científicos com situações reais e atuais, incentivando a aplicação do conhecimento científico em diferentes contextos.   Desenvolvimento de Kits de Ciência: - Construção de Kits  pelos formandos, utilizando materiais do dia a dia para ensinar Ciência. - Apresentação dos kits ao grupo de formação para introdução de sugestões de melhoria. - Aplicação dos kits em sala de aula e avaliação da sua eficácia como recursos de ensino e aprendizagem.    
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  • Nearpod: possibilidades pedagógicas para as aulas das áreas científico-tecnológicas.

    Cronograma (25 horas): Abril: 27 (1h síncrona das 15h às 16h + 2h assíncronas) Maio: 4, 8, 11, 15, 18, 25 (assíncronas)  Junho: 1 (1h síncrona + 2h assíncronas) A apresentação dos trabalhos em vídeoconferência gravada é obrigatória para a obtenção do certificado.    
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  • Formação de Técnicas de Expressão, Comunicação, Aquecimento e Descontração da Voz, NÍVEL II

    Calendário: - 4, 11 e 18 de maio de 2024. Horário: - Sábados das 9h às 13h e das 14h30 ás 17h30.
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  • Impressão Fotográfica e Botânica à Luz Solar, Fundos e Estampados_Barcelos

    Cronograma 06-05-2024 – 17h30 às 21h00 08-05-2024 – 17h30 às 21h00 14-05-2024 – 17h30 às 20h30 18-05-2024 – 09h às 13h | 14h às 17h30 20-05-2024 – 17h30 às 21h00 22-05-2024 – 17h30 às 21h30
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  • Capacitação Digital - Nível 3 - Porto

    Pretende-se desenvolver com os docentes de nível 3 (C1/C2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e de processos que lhes permita potenciar as suas competências digitais na promoção de estratégias e ações inovadoras na comunidade educativa. São objetivos específicos: - formular estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras das CD dos docentes e alunos; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - promover o desenvolvimento de ações que contribuam para os Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das suas escolas; - promover e estimular a reflexão, a partilha e a utilização crítica das tecnologias digitais em contexto educativo.   Cronograma 1ª S - 15/06 - 8h30 – 13h30h 2ª S - 22/06 - 8h30 – 13h30h 3ª S - 29/06 - 8h30 – 13h30h 4ª S – 06/07 - 8h30 – 13h30h 5ª S - 13/07 - 8h30 – 13h30h
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  • "Personagem (com)vida formas coloridas e Marmorização" - Adiada para o 3º período

    29-01-2024 - 17h30|21h30 03-02-2024 - 09h00|13h00 e 14h00|17h00 10-02-2024 -  09h00|13h00 e 14h00|17h00 17-02-2024 -  09h00|13h00 e 14h00|17h00
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  • GR 260/620: A DANÇA NA ESCOLA: COREOGRAFAR BRINCANDO*Releva p/ Dimensão Científica e Pedagógica

    ACEITAM-SE INSCRIÇÕES PARA NOVA TURMA: Próximo ano escolar 2024/2025 - setembro/outubro   *Ação Específica/Releva para os 50% na Dimensão Científica e Pedagógica da Formação Obrigatória dos Professores dos Grupos  100 e 110  A ação só iniciará com o nº mínimo de formandos. Prioridade de seleção: Ser sócio do SIPE e ordem de inscrição.   Objetivos a atingir Desmistificar a complexidade do ensino da dança. Promover a capacidade de alterar a prática profissional, desenvolvendo estratégias pedagógicas que permitam o ensino da dança em contexto escolar. Elaborar materiais e utilizar eficazmente diversas ferramentas e instrumentos que permitam o ensino da dança em contexto escolar. Fomentar um ensino centrado no aluno, assumindo-se o professor como um mediador e facilitador das aprendizagens. Explorar as vantagens do ensino da dança, como área multidisciplinar no desenvolvimento global dos alunos.
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