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concursos

  • Mobilidade de docentes por motivo de doença (artigo 9.º) - 2025/2026

    Informa-se que já é possível submeter o pedido de mobilidade por motivo de doença relativo ao decurso do ano letivo de 2025/2026, no SIGRHE.   A funcionalidade para apresentação do pedido passa agora a estar permanentemente disponível no SIGRHE. Esta alteração pretende simplificar o processo e permitir uma resposta mais célere a situações que surjam ao longo do ano letivo, deixando de estar dependente da abertura temporária desta funcionalidade.   A quem se destina? Docentes de carreira que estejam incapazes para o exercício de funções docentes e letivas, sejam portadores de doença incapacitante ou tenham a seu cargo familiar com doença incapacitante.   Quais os requisitos? Nesta fase, apenas podem apresentar pedido os docentes cuja situação de doença tenha surgido ou agravado após 16 de junho de 2025, data que marcou o fim da primeira fase do regime de mobilidade por motivo de doença. A situação deve ser confirmada e datada pelo médico responsável, no campo do relatório médico indicado para o efeito.    Enquadramento Legal Decreto-Lei n.º 43/2025, de 26 de março: Altera o Decreto-Lei n.º 41/2022, de 17 de junho, que estabelece o regime de mobilidade de docentes por motivo de doença;   Decreto-Lei n.º 41/2022, de 17 de junho: Estabelece o regime de mobilidade de docentes por motivo de doença;   Despacho n.º 5868-B/2025, de 23 de maio: Regulamenta o procedimento da mobilidade de docentes por motivo de doença;   Despacho Conjunto n.º A-179/89-XI, de 22 de setembro: Doenças incapacitantes consideradas (pág. 9551).   Já sabes, qualquer questão vai ao SIPE mais perto de TI.    
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  • Reserva de Recrutamento 19 2025/2026

    Publicitação das listas definitivas de Colocação, Não Colocação, Retirados e Listas de Colocação Administrativa – 19.ª Reserva de Recrutamento 2025/2026.   Aplicação da aceitação disponível das 0:00 horas das do dia 20 de novembro, até às 23:59 horas do dia 21 de novembro de 2025 (hora de Portugal continental).   Consulta as Listas Listas – Reserva de Recrutamento nº19   Já sabes, qualquer questão vai ao SIPE mais perto de TI.    
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  • Candidatura – Concurso Externo Extraordinário 2025/2026

    Aplicação eletrónica disponível entre o dia 28 de outubro e as 23:59 horas do dia 14 de novembro de 2025 (hora de Portugal continental) para efetuar candidatura ao Concurso Externo Extraordinário 2025/2026, destinado a Educadores de Infância e a Professores dos Ensinos Básico e Secundário.   Consulta: SIGRHE – Candidatura Concurso Externo Extraordinário 2025/2026 Decreto-Lei n.º 108/2025 Decreto-Lei n.º 57-A/2024 Aviso de Abertura n.º 26971-A/2025/2 Decreto-Lei n.º 80-A/2023 Portaria n.º 365-A/2025/1 Despacho n.º 11200-A/2025 (QZP Carenciados) Decreto-Lei n.º 51/2024 Decreto-Lei n.º 15/2025 Decreto-Lei n.º 32-A/2023 Códigos dos AE/EnA Perguntas frequentes   Já sabes, qualquer questão vai ao SIPE mais perto de TI.  
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Formações

  • Decifrar as Finanças Pessoais: Literacia para Educadores (Específica).

    Cronograma: 06/01/2026- das 18h00 às 20h00 (síncrona) e das 20h00 às 22h00 (assíncrona); 08/01/2026- das 18h00 às 20h00 (síncrona) e das 20h00 às 22h00 (assíncrona); 13/01/2026- das 18h00 às 20h00 (síncrona) e das 20h00 às 22h00 (assíncrona); 15/01/2026- das 18h00 às 20h00 (síncrona) e das 20h00 às 22h00 (assíncrona); 20/01/2026- das 18h00 às 20h00 (síncrona) e das 20h00 às 22h00 (assíncrona); 22/01/2026- das 18h00 às 20h00 (síncrona) e das 20h00 às 22h00 (assíncrona); 27/01/2026- das 18h00 às 20h00 (síncrona) e das 20h00 às 22h00 (assíncrona); 29/01/2026- das 19h00 às 20h00 (síncrona) e das 20h00 às 21h00 (assíncrona).
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  • Integração de Inteligência Artificial e Metodologias Ativas no Ensino - ChatGPT, Flipped Classroom e Outras Ferramentas de IA

    Cronograma da Ação: 1.ª Sessão - 03/03/2026 - das 16h00 às 21h00 (3h síncronas + 2h assíncrona); 2.ª Sessão - 07/03/2026 - das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 (Presencial); 3.ª Sessão - 10/03/2026 - das 16h00 às 20h00 (Assíncrona); 4.ª Sessão - 17/03/2026 - das 16h00 às 21h00 (Síncrona).   Objetivos a atingir:  De entre os objetivos a atingir, destacamos: - Dinamizar o Flipped Classroom no contexto programático de cada disciplina e nível de ensino; - Dinamizar os docentes nas novas formas de interatividade e comunicação com os alunos, comunidade escolar nos recursos on-line, Mobile Learning, B-Learning, e Apps ou aplicações de IA; - Disponibilizar on-line conteúdos digitais, com enquadramento curricular e científica correta, no âmbito de cada disciplina, área curricular ou temática; - Saber colocar em prática a utilização de Ferramentas de IA no planeamento da sua prática pedagógica e na criação de aprendizagens por parte dos alunos, recorrendo ao ChatGPT, Copilot ou outras plataformas semelhantes; - Fomentar o trabalho colaborativo.   Conteúdos da ação: 1.ª Sessão - 5 Horas – 3h síncronas (Videoconferência) e 2h assíncronas - Apresentação do curso, conteúdos, objetivos, metodologias de trabalho e métodos de avaliação. - Modo de disponibilização dos conteúdos de apoio à formação, na plataforma: vídeos, slides, documentos, formulários, fichas de trabalhos, método de submissão dos trabalhos a realizar e fóruns de dúvidas e partilha (Esta metodologia será utilizada em todas as sessões). - Compreender os fundamentos da IA aplicados à educação. - Refletir sobre o impacto da IA no ensino e nos desafios éticos. - Introduzir o conceito de "Flipped Classroom" (sala de aula invertida). - O que é Inteligência Artificial? Exemplos práticos de ferramentas de IA na educação (ChatGPT, Copilot, etc.). - Potencial e desafios éticos. - Flipped Classroom: Conceito e benefícios. - Exemplos práticos e estudos de caso. - Realização da ficha de trabalho nº1.   2.ª Sessão (7 horas - Presencial) - Planeamento e Criação de Conteúdos Interativos com recurso à IA - Aprender a utilizar ferramentas de IA para planeamento pedagógico. - Criar conteúdos interativos e guias interativos para aulas invertidas. - Planeamento com IA: Utilização de ferramentas como ChatGPT para planeamento de aulas e elaboração de planos de aula personalizados. - Uso de aplicativos para colaboração em nuvem (Google Drive, Microsoft Teams, etc.). - Criação de conteúdos digitais: Estruturação de materiais interactivos. - Técnicas de design de conteúdo voltado para a sala de aula invertida. - Criação de um guia interativo com ferramentas digitais. - Realização da ficha de trabalho nº 2.   3.ª Sessão (4 horas - Assíncronas) - Implementação da Sala de Aula Invertida com Ferramentas de IA Objetivos: Explorar estratégias de implementação do Flipped Classroom.  - Incentivar a colaboração e o pensamento crítico entre os alunos.  -Estratégias de implementação: . Organização de atividades pré-aula, durante a aula e pós-aula. . Utilização de IA para personalizar as aprendizagens dos alunos. . Promovendo debates, trocas de ideias e aprendizagem ativa. . Feedback em grupo sobre a experiência simulada. - Realização da ficha de trabalho nº 3.   4.ª Sessão (4 horas síncronas - Videoconferência) - Realização do relatório de avaliação da formação em questionário on-line. - Videoconferência onde os formandos apresentam os trabalhos realizados ao longo da formação e respondem a perguntas colocadas pelo formador e colegas. - Reflexão sobre os desafios e soluções para aprimorar as práticas. - Sustentabilidade na utilização de IA e práticas inovadoras.   Regime de avaliação dos formandos: Obrigatoriedade de marcação de presença no fórum de 2/3 das horas de formação. A avaliação será feita através de: • Interesse manifestado e Participação; • Exercícios práticos de avaliação de conhecimentos realizados no decorrer da formação; • Apresentação de trabalhos realizados individualmente, no qual aplicam os conteúdos abordados.  
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  • Educaplay- Atividades Educativas Multimédia - Turma 1_2026

    Cronograma da Ação: 1.ª Sessão - 03/03/2026 - das 18h00 às 20h30 (síncrona); 2.ª Sessão - 06/03/2026 - das 18h00 às 20h30 (síncrona); 3.ª Sessão - 09/03/2026 - 4 horas (assíncronas); 4.ª Sessão - 12/03/2026 - das 18h00 às 20h30 (síncrona); 5.ª Sessão - 13/03/2026 - das 18h00 às 20h30 (síncrona); 6.ª Sessão - 16/03/2026 - 3 horas (assíncronas); 7.ª Sessão - 20/03/2026 25 - das 18h00 às 20h30 (síncrona); 8.ª Sessão - 23/03/2026 - 3 horas (assíncronas); 9.ª Sessão - 25/03/2026 - das 18h00 às 20h30 (síncrona).   Objetivos a atingir: - Promover as TIC como complemento de enriquecimento curricular, como forma de diversificação pedagógica e acompanhamento dos diferentes ritmos de aprendizagem; - Refletir sobre a aplicação dos recursos nas diferentes disciplinas; - Criar um repositório (página Web ou Blog) com exercícios interativos nos diferentes níveis de ensino, a fim de serem resolvidos pelos alunos; - Criar exercícios interativos adaptados aos alunos com necessidades educativas especiais; - Criação de exercícios de sopas de letras, preenchimento de espaços, escolha múltipla, palavras cruzadas, ordenação de palavras e letras, associação/relacionamento, entre outras; Promover a inovação pedagógica através das ferramentas web 2.0.   Conteúdos da Ação: Plataforma Educaplay - o que é o Educaplay: opções do perfil do utilizador registado. - Criar atividades: 1 – Palavras cruzadas 2 – Sopa de letras 3 – Jogo ABC 4 – Jogo da Memória 5 – Questionário 6 – Relacionar colunas 7 – Preenchimento de espaços 8 – Jogo de correspondências 9 – Enigma 10 – Vídeo Quiz 11 – Mapa Quiz 12 – Apresentação 13 – Diálogo 14 – Ditado 15 – Froggy Jumps 16 – Ordenar letras 17 – Ordenar palavras. - Imprimir atividades; - Publicar atividades; - Criar e partilhar coleção de atividades; - Criar e partilhar desafios; - Definir atividades favoritas; - Pesquisar e reutilizar atividades; - Aceder aos resultados das atividades.   Regime de Avaliação dos Formandos: A avaliação dos formandos realizar-se-á de forma contínua, reflexiva e participada e será expresso qualitativa e quantitativamente, de acordo com o seguinte: - Motivação e participação (1,5) - pertinência e clareza das intervenções; interesse; motivação; iniciativa e autonomia; participação nas atividades e tarefas propostas; integração no grupo; compromissos assumidos. - Generalização dos saberes e domínio dos assuntos (1,5) - transfere ou generaliza os saberes adquiridos a outras situações; aplica os conhecimentos adquiridos por intermédio de exercícios, análise de casos reais ou por simulação. - Produção de trabalhos e/ou materiais (7) - conhecimentos demonstrados; interesse na execução dos trabalhos; empenho no trabalho individual e de grupo; qualidade e adequação pedagógica dos trabalhos; apresentação dos trabalhos ou materiais produzidos. Os formandos serão avaliados individual e quantitativamente, numa escala entre 0 e 10, de acordo com as orientações emanadas pelo CCPFC.
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  • Primeiros Socorros em Ambiente Escolar - Turma 1_2026

    Cronograma da Ação: 1.ª Sessão - 31/01/2026 – das 08h45 às 13h00 (síncrona) e das 14h00 às 16h00 (assíncrona); 2.ª Sessão - 03/02/2026 - das 18h30 às 20h45 (síncrona) e das 20h45 às 22h45 (assíncrona); 3.ª Sessão - 05/02/2026 - das 18h30 às 20h45 (síncrona) e das 20h45 às 22h45 (assíncrona); 4.ª Sessão - 07/02/2026 - das 08h45 às 13h00 (síncrona) e das 14h00 às 16h00 (assíncrona) 5.ª Sessão - 09/02/2026 - das 18h30 às 20h45 (síncrona) e das 20h45 às 22h45 (assíncrona).   Conteúdos: Conceitos gerais de socorrismo – princípios gerais do socorrista e mala de primeiros socorros; Abordagem à vítima – Exame primário e secundário; Hemorragias; lesões de pele; fraturas; intoxicações; mordeduras e picadas; convulsão; acidente vascular cerebral (AVC); enfarte de miocárdio; dor torácica; crise hipoglicémica; crise asmática; Corpos estranhos – nos olhos, nos ouvidos e na via aérea; Algoritmo de desobstrução da via aérea; Algoritmo de suporte básico de vida - conceito, etapas e procedimentos.
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  • Genially - Atividades Educativas Multimédia - Turma 1_2026

    Cronograma da Ação: 1.ª Sessão - 05/01/2026 - das 18h00 às 20h30 (síncronas); 2.ª Sessão - 07/01/2026 - das 18h00 às 20h30 (síncronas); 3.ª Sessão - 09/01/2026 - 4 horas (assíncronas); 4.ª Sessão - 14/01/2026 - das 18h00 às 20h30 (síncronas); 5.ª Sessão - 16/01/2026 - das 18h00 às 20h30 (síncronas); 6.ª Sessão - 19/01/2026 - 3 horas (assíncronas); 7.ª Sessão - 21/01/2026 - das 18h00 às 20h30 (síncronas); 8.ª Sessão - 23/01/2026 - 3 horas (assíncronas); 9.ª Sessão - 28/01/2026 - das 18h00 às 20h30 (síncronas).   Objetivos a atingir: - Promover as TIC como complemento de enriquecimento curricular, como forma de diversificação pedagógica e acompanhamento dos diferentes ritmos de aprendizagem; - Refletir sobre a aplicação dos recursos nas diferentes disciplinas; - Criar um repositório (página web ou blog) com exercícios interativos lecionados nos diferentes níveis de ensino, a fim de serem resolvidos pelos alunos; - Criar exercícios interativos adaptados aos alunos com necessidades educativas especiais; - Criação de exercícios de sopas de letras, preenchimento de espaços, escolha múltipla, palavras cruzadas, ordenação de palavras e letras, associação/relacionamento, entre outras; Promover a inovação pedagógica através das ferramentas web 2.0.   Conteúdos da Ação: Plataforma Genially: Registo na plataforma. - Criar recursos interativos: 1 – Apresentações, Dossiers e Relatórios 2 – Infografias Infografia Horizontal Infografia Vertical Diagramas 3 – Gamificação Jogos Quizzes 4 – Imagens Interativas 5 – Vídeos 6 – Guias 7 – Recursos didáticos (materiais de treino) 8 – Outros (Documentos Pessoais e Cartões).   Regime de Avaliação dos Formandos: A avaliação dos formandos realizar-se-á de forma contínua, reflexiva e participada e será expresso qualitativa e quantitativamente, de acordo com o seguinte: - Motivação e participação (1,5) - pertinência e clareza das intervenções; interesse; motivação; iniciativa e autonomia; participação nas atividades e tarefas propostas; integração no grupo; compromissos assumidos. - Generalização dos saberes e domínio dos assuntos (1,5) - transfere ou generaliza os saberes adquiridos a outras situações; aplica os conhecimentos adquiridos por intermédio de exercícios, análise de casos reais ou por simulação - Produção de trabalhos e/ou materiais (7) - conhecimentos demonstrados; interesse na execução dos trabalhos; empenho no trabalho individual e de grupo; qualidade e adequação pedagógica dos trabalhos; apresentação dos trabalhos ou materiais produzidos. Os formandos serão avaliados individual e quantitativamente, numa escala entre 0 e 10, de acordo com as orientações emanadas pelo CCPFC.
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  • Teatro de Improviso 100|110|120 e 910

    Cronograma 10 janeiro 2026 | 9:00-13:00 e 14:00-18:00 17 janeiro 2026 | 9:00-13:00 e 14:00-18:00 24 janeiro 2026 | 9:00-13:00 e 14:00-19:00   Local da formação  Sala de formação SIPE | Póvoa de Varzim
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  • Produção de Recursos Educativos com Inteligência Artificial (IA) e Genially.

    Cronograma (25h): Janeiro: 10 (1h síncrona às 15h + 2h assíncronas) Janeiro: 17, 24, 31 (assíncronas) Fevereiro: 7, 14, 21 (assíncronas) Fevereiro: 28 (3h síncronas - horário a combinar) Pode gerir o tempo como quiser, uma vez que as sessões são praticamente todas assíncronas.
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  • Comunicação e Liderança para docentes_Guimarães

    Calendarização:   1ª Sessão - 10/01/2026 - 9h às 13h (Sessão Síncrona) - 4 Horas                     15h às 18h (Sessão Assíncrona) - 3 Horas  2ª Sessão - 17/01/2026 - 9h às 13h (Sessão Síncrona) - 4 Horas                      15h às 18h (Sessão Assíncrona) - 3 Horas  3ª Sessão - 24/01/2026 - 9h às 13h (Sessão Síncrona) - 4 Horas                      15h às 18.30h (Sessão Assíncrona) – 3,5 Horas  4ª Sessão - 31/01/2026 – 9.30h às 13h (Sessão Síncrona) – 3,5 Horas  
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  • CONVERSAS E PARTILHAS DIGITAIS

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  • "O Audacity como ferramenta de edição de podcasts/ radio escola" - Turma 2

    Cronograma: 07/02/2026 - 08:30h - 13:30h - Sincrona 07/02/2026 - 14.30h - 19.30h - Assincrona 21/02/2026 - 08:30h - 13:30h - Sincrona 21/02/2026 - 14.30h - 19.30h - Assincrona 28/02/2026 - 08:30h - 13.30h - Sincrona 28/02/2026 - 14.30h - 19.30h - Assincrona
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  • Novas Datas - Construção de Saídas/Aulas de Campo no Âmbito das Ciências Sociais e Humanas - T1

    Cronograma: 10 de Janeiro (sábado) - 9h30 às 12h30 e 14h às 16h - Síncrona (5h) 12 de Janeiro (segunda-feira) - 17h30 às 20h30 - Assíncrona (3h) 16 de Janeiro (sexta-feira) - 17h30 às 20h - Síncrona (2h30) 19 de Janeiro (segunda-feira) - 17h30 às 20h30 - Assíncrona (3h) 23 de Janeiro (sexta-feira) - 17h30 às 20h - Síncrona (2h30) 26 de Janeiro (segunda-feira) - 17h30 às 21h30 - Assíncrona (4h) 31 de Janeiro (sábado) - 9h30 às 12h30 e 14h às 16h - Síncrona (5h)   Conteúdos: Sessão de apresentação e Introdução aos conteúdos a abordar. Conceptualização e contextualização. Planificação (prática simulada). Criação de documentos orientadores das saídas/aulas de campo: Planificação; Guião; Questionários; Avaliação. Planificações e guiões de saída/aula de campo: âmbito histórico-geográfico; científico-natural; herança e identidade cultural; desportivo. Adaptação das saídas/aulas de campo a situações específicas de aprendizagem.
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  • Novas Datas - O Turismo em Territórios de Baixa – Densidade: Cidade / Espaço Rural

    Cronograma: 17 de Janeiro (sábado) - 9h30 às 12h30 e 14h às 16h - Síncrona (5h) 19 de Janeiro (segunda-feira) - 17h30 às 20h30 - Assíncrona (3h) 24 de Janeiro (sábádo) - 9h30 às 12h30 - Síncrona (3h) 26 de Janeiro (segunda-feira) - 17h30 às 20h30 - Assíncrona (3h) 30 de Janeiro (sábado) - 17h30 às 20h30 - Síncrona (3h) 3 de Fevereiro (terça-feira) - 17h30 às 21h30 - Assíncrona (4h) 7 de Fevereiro (sábado) - 9h00 às 13h00 e 14h às 16h - Síncrona  Conteúdos: Apresentação teórica, em diálogo e interação com os formandos. Será feito um enquadramento dos conceitos de turismo em Territórios de Baixa Densidade. Exercícios práticos de articulação da temática com as competências previstas no documento das Aprendizagens Essenciais para o 11º ano de Geografia A. Os formandos terão oportunidade de conhecer o documento e repensar a temática a partir dele, identificando as competências possíveis de desenvolver a partir do tema.  Planificação (prática simulada). Criação de documentos orientadores das saídas/aulas de campo: Planificação; Guião; Questionários; Avaliação. Planificações e guiões de saída/aula de campo: Turismo em Territórios de Baixa Densidade : Rural / Urbano
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  • Metodologias Ativas – estratégias de intervenção na prática pedagógica - Turma 1

    Cronograma: 1ª 25/11 18.00– 21,00 3 horas 2ª 26/11 18.00– 21.00 3 horas 3ª 27/11 18.00– 21.00 3 horas 4ª 28/11 18.00 –21.30 3,5 horas 5ª 03/12 18.00– 21.00 3 horas 6ª 04/12 18.00– 21,00 3 horas 7ª 05/12 18.00– 21.30 3,5 horas 8ª 09/12 18.00– 21.00 3 horas Conteúdos: A ação de formação abordará os seguintes conteúdos: • Apresentação do programa da ação de formação, da metodologia de trabalho e avaliação final. Definição de horário. (1 hora) • Conhecer a origem das metodologias ativas – teoria de John Dewey – APRENDER FAZENDO (1 hora) • Conhecer a Pirâmide de Aprendizagem de Wiliam Glasser e problematizá-la à luz das necessidades do século XXI (2 horas) • Exposição das Metodologias Ativas: (2 horas) ▪Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), ▪ Sala de Aula Invertida Flipped Classroom), ▪Metodologia de Projeto ▪ Metodologia STEM • Caraterização de cada metodologia, salientando o papel do professor, o papel do aluno, a articulação das disciplinas, a conceção do conhecimento e o produto final (3 horas) • Análise de casos práticos com as várias Metodologias: os formandos identificam a Metodologia e o processo formativo associado (4 horas) • Associar Metodologias ativas com Novas Tecnologias: da teoria à prática com análise de instrumentos - Padlet, Tricider Quiz em Powerpoint e Kahoot (3 horas) • Planificar um DAC com recurso ao uso de Metodologias Ativas (6 horas) • Apresentação das planificações DAC e problematização (2 horas) • Avaliação e autoavaliação da ação (1 horas).
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  • Os Primeiros Passos na Educação Inclusiva: do Conhecimento à Prática -Turma 3

    Cronograma: 1ª Sessão - 29/11/2025 - 8.30h às 13.30h - Sessão Presencial 2.ª Sessão - 02/12/2025 - 18.30h às 20.30h - Sessão Assíncrona 3.ª Sessão - 05/12/2025 - 18.30h às 20.30h - Sessão Síncrona 4.ª Sessão - 10/12/2025 - 17.30h às 20.30h - Sessão Assíncrona   5.ª Sessão - 12/12/2025 - 17.30h às 20.30h - Sessão Assíncrona   Conteúdos: Trabalho Presencial  15 horas (b-learning) 1ª sessão (presencial) (5h): -  Introdução à Educação Inclusiva; Conceitos básicos e legislação nacional sobre inclusão (DL nº 54/2018 de 6 de julho). - Princípios da educação inclusiva e o papel do professor. - Recursos Específicos de Apoio à Aprendizagem e à Inclusão. - Tipos de Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão. - Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) 2ª sessão (online) (5h):  Identificação das barreiras à inclusão. Estratégias Pedagógicas Inclusivas.  Diferenciação pedagógica e ensino multinível - medidas universais e medidas seletivas. Recursos organizacionais específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão. Planeamento de aulas inclusivas. Adaptação Curricular e Avaliação Inclusiva. 3ª sessão (online) (5h): Diferenciação pedagógica e ensino multinível - medidas adicionais. Adaptação de conteúdos, métodos e avaliação para alunos com medidas adicionais (PEI, PIT, Certificação,...). Ferramentas para avaliar a participação e progresso dos alunos. Práticas de Sala de Aula Inclusiva.  Estudos de caso e simulações de cenários inclusivos. Gestão de sala de aula e promoção de um ambiente colaborativo. Trabalho Autónomo  15 horas  Pesquisa e Leitura de Materiais Complementares Leitura de artigos científicos, legislações e guias sobre educação inclusiva. Reflexão sobre as práticas inclusivas apresentadas. Elaboração e aplicação de um Plano de Aula Inclusivo.  Identificação das estratégias de ensino diferenciadas a utilizar (aplicação das MSAI e DUA). Estudo de Caso e Reflexão Crítica Análise de um estudo de caso real sobre educação inclusiva. Reflexão escrita sobre os desafios e soluções apresentadas no caso, com propostas de melhoria.
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  • Os primeiros passos na educação inclusiva: do conhecimento à prática.-.Guimarães

    Cronograma: 17 janeiro 2026 - 8h30 às 13h30 Presencial 20 janeiro 2026 - 17h30 às 20h30 (assíncrona) 21 janeiro 2026 - 18h30 às 20h30 (síncrona) 27 janeiro 2026 - 18h30 às 20h30 (assíncrona) 28 janeiro 2026 - 17h30 às 20h30 (síncrona)
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  • Aulas de campo: o pedestrianismo como estratégia de aprendizagem interdisciplinar (NOVO HORÁRIO)

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  • A avaliação de desempenho dos professores: objetivos, dimensões, intervenientes e competências, documentos a elaborar e efeitos da avaliação..

    Cronograma: - 07/01/2026- das 18h30 às 20h30 (síncrona); - 08/01/2026- das 18h30 às 20h30 (síncrona); - 15/01/2026- das 18h30 às 20h30 (síncrona); - 22/01/2026- das 18h30 às 20h30 (síncrona); - 29/01/2026- das 18h30 às 20h30 (síncrona); - 05/02/2026- das 18h30 às 20h30 (síncrona). Conteúdos: 1- Princípios, objetivos e dimensões da avaliação de desempenho docente; 2- A avaliação interna: intervenientes e competências; 3- A avaliação externa: intervenientes e competências; 4- O papel e o perfil dos avaliadores interno e externo; 5- A elaboração do projeto docente e do relatório de autoavaliação; 6- A reclamação e o recurso no processo de avaliação de desempenho; 7- Estratégias para melhorar os processos de avaliação de desempenho.
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  • "Timbres reciclados - Musica com desperdícios"

    Cronograma: 07/02/2026 - 08.30h - 13.30h - síncrona 09/02/2026 - 08.30h - 13.30 - síncrona                     - 18.00h - 20.30h assíncrona 21/02/2026 - 08.30h - 13.30h - síncrona 23/02/2026 - 18.00h - 20.30h - assíncrona 25/02/2026 - 18.00h - 20.30h - assíncrona  28/02/2026 - 08.30h - 13.30h - síncrona                    - 14.30 - 19.30h - assíncrona ____________________________________________________________ Atualmente, nas nossas escolas, os professores de Educação Musical e de Música são, para além da lecionação destas disciplinas, responsáveis em grande parte pelas atividades de enriquecimento curricular resultando daí uma diversidade enorme de atividades a desenvolver com as crianças que as frequentam. Na maior parte dos agrupamentos, aos professores de Educação Musical/Música são-lhes acometidas responsabilidades de orientação dos colegas (pré-escolar e 1oCEB) nesta área da expressão, dinamizando a articulação necessária para que as atividades, sendo de carácter lúdico tenham um conhecimento científico e pedagógico que as sustentem e fundamentem. Assim sendo, este tipo de articulação envolvendo educadores e professores (1oCEB e Educação Musical/Música) permite que se aprofundam e desenvolvam conhecimentos na área da Expressão Musical para que esta seja utilizada de forma estratégica, potenciadora da aprendizagem e pedagogicamente válida.
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  • TODOS GRUPOS: O INTERCULTURAL NO PERFIL DO ALUNO-ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA_Releva para Dimensão Científica e Pedagógica

    *Ação Específica/Releva para os 50% na Dimensão Científica e Pedagógica da Formação Obrigatória dos Grupos destinatários, de acordo com o ponto 5 do artigo 2º do Despacho n.º 4840/2023, de 21/04/2023, que procede à alteração do Despacho nº 779/2019.   Nova turma: Cronograma a definir   Objetivos - Sensibilizar os docentes para a educação intercultural - Desenvolver competências pedagógicas para a interculturalidade - Estimular o intercâmbio de ideias e experiências entre os docentes - Promover o reconhecimento e a valorização da diversidade como oportunidade e como fonte de aprendizagem para todos - Desenvolver a capacidade de comunicar e incentivar a interação social, criadora de identidades e de sentido de pertença comum à humanidade.
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  • Genially – Atividades Educativas Multimédia

    Cronograma     6 janeiro | 18:00 às 21:00   13 janeiro | 18:00 às 21:00   20 janeiro | 18:00 às 21:00   27 janeiro | 18:00 às 21:00  3 fevereiro | 18:00 às 21:00   Local da formação Sala de formação SIPE | Póvoa de Varzim    
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  • Teatro de Improviso

    Cronograma 10 janeiro 2026 | 9:00-13:00 e 14:00-18:00 17 janeiro 2026 | 9:00-13:00 e 14:00-18:00 24 janeiro 2026 | 9:00-13:00 e 14:00-19:00   Local da formação  Sala de formação SIPE | Póvoa de Varzim
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  • Magia do Papel

    Cronograma      14 janeiro | 18:00 às 21:00     21 janeiro | 18:00 às 21:00     28 janeiro | 18:00 às 21:00    4 fevereiro | 18:00 às 21:00  11 fevereiro | 18:00 às 21:00   Local da formação Sala de formação SIPE | Póvoa de Varzim
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  • Música e Tecnologia no 1º Ciclo

    Cronograma    25 fevereiro | 18:00 às 21:00         4 março | 18:00 às 21:00       11 março | 18:00 às 21:00       18 março | 18:00 às 21:00       25 março | 18:00 às 21:00   Local da formação Sala de formação SIPE | Póvoa de Varzim
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  • "Vamos simplificar o Regulamento das Escolas? ( Simplificar é mais democracia e menos burocracia)

    NOVAS DATAS!!! cronograma: 08/01/2026 - 18h30/20h30 - 2h- sincronas 10/01/2026 - 9h30/13h30- 4 h sincronas -14h30/16h30 - 2h assincronas 15/01/2026 - 18h30/20h30 - 2h assincronas 17/01/2026 -  9h30/13h30 - 4h -sincronas -14h30/16h30 - 2h assincronas 22/01/2026 - 18.30H /20.30H- 2h sincronas 31/01/2026 - 9.30/13.30H- 5h sincronas 14.30/17.30H-2h assincronas (* 1 à tarde sincrona)   _______________________________________________________________________________________________   A autonomia das escolas concretiza-se na elaboração de vários documentos ditos estruturantes que cada agrupamento deve produzir de forma organizada e participada. Autonomia significa etimologicamente a capacidade de fazer a própria regra. Mas muitas vezes as escolas por falta de preparaçao ou de tempo tem dificuldades em produzir regulamentos adequados quer à sua realidade quer à própria realidade normativa do país. Não é incomum ver regulamentos que não respeitam regras básicas das normas de elaboração previstas no Código de Procedimento Administrativo e noutras várias normas aplicáveis ( ex: falta de consulta pública, falta de pareceres obrigatórios, etc). Essas situações, agravadas por um sentimento de esmagamento pela quantidade de normas aplicáveis gera problemas de funcionamento e problemas de segurança jurídica. A ação visa dar rudimentos de noções sobre este tema do Regulamento Interno e dar bases para que os formandos possam por si encontrar caminhos de pesquisa de soluções. O debate colectivo que se pretende aplicar à formação vai ser um caso exemplificativo do que com tempo deve ser a construção do RI. A ideia é frisar bem que, em vez da situação corrente em que um pequeno grupo faz uma proposta que, pela dimensão não suscita muito debate, até pela falta de tempo, um regulamento interno bem feito é aquele que é alargamente debatido, porque esse é até o objectivo do legislador: dar autonomia às escolas pela prática da democracia e participação nas decisões.
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  • "A poesia transformou a sala de aula"

    Cronograma : 07/01/2026 19h às 22h – 3h síncrona 13/01/2026 18h às 23h – 5h assíncrona 14/01/2026 19h às 22h – 3h síncrona 20/01/2026 18h às 23h – 5 h assíncrona 21/01/2026 19h às 21h – 2h síncrona 27/01/2026 18h às 23h – 5 h assíncrona 28/01/2026 19h às 21h – 2h síncrona
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  • Oficina de Construção de Papagaios

    10 de janeiro das 10.00h às 13.00h e das 14.00h às 18.00h - presencial 17 de janeiro das 10.00h às 13.00h e das 14.00h às 19.00h - presencial  
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  • @PPS na Sala de Aula - Inclusão Digital para Aprendizagens Ativas

    Cronograma: 10/01/2026- das 14h30 às 19h30 (síncrona); 15/01/2026- das 18h00 às 19h00 (assíncrona); 17/01/2026- das 14h30 às 19h30 (síncrona); 22/01/2026- das 18h00 às 20h00 (assíncrona); 24/01/2026- das 14h30 às 19h30 (síncrona); 29/01/2026- das 18h00 às 20h00 (assíncrona); 31/01/2026- das 14h30 às 19h30 (síncrona). Conteúdos: • Apresentação do programa da ação e da metodologia de trabalho.  • Aplicação Padlet  O que é o Padlet? Criar um Padlet (Escolher o Mural, Formatar e Personalizar o Padlet); Permitir comentários, adicionar reações aos comentários; Publicar textos e formatar, publicar vídeos, colocar selfies, ficheiros, link´s, fazer upload de documentos; Partilhar o Padlet: opções de privacidade e de partilha; Padlet com material de apoio; Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação; Padlet na sala de aula – elaboração de atividades e aprentação das mesmas; Partilhar o link do Padlet; • Aplicação Emaze  O que é o Emaze? Criar um Emaze. Nova apresentação ou fazer upload de apresentações; Modelos de Emaze; Escolher Templates, editar, formatar, personalizar; Gravar, fazer download; Exportar nas redes sociais ou partilhar Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação; Emaze na sala de aula-elaboração de atividades e apresentação das mesmas; • Aplicação wordclouds.com  O que é o wordcloud? Criar nuvens de palavras (Colar texto, escrever texto, editar); Formatar tema, forma cores, fonte; Gravar como JPG, PNG ou PDF; Compartilhar; Imprimir Wordcloud em sala de aula; Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação; Elaboração de atividades e apresentação das mesmas. • Aplicação Plickers  O que é o Plickers? Utilizar o Plickers; Aquisição dos cartões Plickers; Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação; Acesso ao site e criação de conta no Plickers (computador e smartphone); Criação de Questões e respostas (Diferentes tipos); Digitalização e registo das respostas; Análise das respostas/estatística da avaliação; • Aplicação Kahoot  O que é o Kahoot? Como utilizar o Kahoot; Elaboração de atividades didáticas; Quiz, Discussão, inquérito; Registo e análise das respostas; Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação; • Aplicação bloggger.com  Criar um Blogue com o blogger: plataforma, endereço e alojamento; Escolher e definir temas, personalizar utilizando o layout; Explorar as potencialidades do blogue no ensino; Incorporar recursos educativos no blogue; O blogue enquanto espaço de comunicação (mensagens, fóruns); Atualização do blogue com smartphone; Vantagens e pontos desfavoráveis da aplicação • Avaliação Apresentação e partilha de trabalhos dos formandos Auto-avaliação Específica Segundo Despacho 4840/2023.  
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  • GR 910: DISLEXIA E OUTRAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESPECÍFICAS-Releva para Dimensão Científica e Pedagógica

    Nova turma: Cronograma a definir   *Ação Específica/Releva para os 50% na Dimensão Científica e Pedagógica da Formação Obrigatória dos Professores do Grupo  910    Objetivos - Definir Dificuldades de Aprendizagem e identificar os vários tipos existentes - Caracterizar as Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Dislexia, Disortografia, Disgrafia e Discalculia - Reconhecer os sinais de alerta e as suas principais manifestações nas diferentes Dificuldades de Aprendizagem Específicas - Identificar os critérios de diagnóstico da Dislexia e outras Dificuldades de Aprendizagem Específicas - Refletir acerca da comorbilidade e prevalência da dislexia em Portugal e no Mundo - Implementar diferentes estratégias de intervenção de acordo com o diagnóstico - Analisar casos clínicos das diversas Dificuldades de Aprendizagem Específicas     Conteúdos Módulo 1 – Dificuldades de Aprendizagem Módulo 2 – Dislexia Módulo 3 – Disortografia Módulo 4 – Discalculia Módulo 5 – Disgrafia Módulo 6 - Intervenção Emocional nas Dificuldades de Aprendizagem Específicas Módulo 7 - Discussão e Apresentação de casos práticos  
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  • GR 100, Básico, Secun.: COMPORTAMENTOS DISRUPTIVOS EM CONTEXTO ESCOLAR

    Nova turma: Cronograma a definir   Conteúdos: Módulo 1 – Perturbações do Comportamento            Distinguir uma Perturbação de um Problema contextualizado Módulo 2 – Perturbação de Oposição            Identificar os principais sintomas/comportamentos associados à Perturbação de Oposição (PO)            Principais causas da PO Módulo 3 – Perturbação da Hiperatividade com Défice de Atenção         Identificar os principais sintomas/comportamentos associados à Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA)         Principais causas associadas à PHDA Módulo 4 – Perturbação do Comportamento         Identificar os principais sintomas/comportamentos associados à Perturbação do Comportamento         Principais causas da Perturbação do Comportamento Módulo 5 – Modelo de Conceptualização das Perturbações do Comportamento         Compreender a dinâmica do modelo apresentado         Aplicar o modelo a um caso prático Módulo 6 – Avaliação e Intervenção         Conhecer possíveis estratégias de intervenção para lidar com comportamentos desajustados e preveni-los Módulo 7 – Estudos de Casos         Discutir casos práticos apresentados pelos formandos, identificar a perturbação e delinear possíveis estratégias de intervenção
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  • TODOS GRUPOS: FORMAÇÃO DE TÉCNICAS DE EXPRESSÃO, COMUNICAÇÃO, AQUECIMENTO E DESCONTRAÇÃO DA VOZ, NÍVEL II

    25 Horas Presenciais Sábados:  10 / 17 / 24 de janeiro, das 9h-13h e 14h-18h   A ação só iniciará com o nº mínimo de formandos.   Conteúdos da ação 1 – Técnicas de aquecimento e descontração da voz (recuperação de alguns exercícios ensinados no NÍVEL I).  2 – A palavra criativa (noções gerais de dição, leitura e apresentação de um texto decorado).  3 – A voz e os seus fundamentos criativos (aprendizagem de técnicas da Expressão Dramática associadas ao trabalho devoz).  4 – O Role Play (a descoberta da voz do “outro” seja ele aluno, colega, encarregado de educação, funcionário, etc, a partirde uma voz inventada e interpretada).  5 – A voz social (exercícios práticos de reconhecimento de vários estilos de linguagem de grupo).  6 – A voz dinâmica (noções gerais de team building aplicadas à voz; dinâmicas de grupo a partir de jogos vocais). 7 – A voz performativa (criação de um momento performativo passível de ser aplicado numa sala de aula; dramatizaçãovocal de uma matéria).  8– Análise e debate final das competências ministradas. Avaliação prática individual dos formandos.            
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  • TODOS GRUPOS_GENIALLY- ATIVIDADES EDUCATIVAS MULTIMÉDIA-Releva Dimensão Científica e Pedagógica

    Nova turma: Cronograma a definir   *Ação Específica/Releva para os 50% na Dimensão Científica e Pedagógica da Formação Obrigatória dos Grupos destinatários, de acordo com o ponto 5 do artigo 2º do Despacho n.º 4840/2023, de 21/04/2023, que procede à alteração do Despacho nº 779/2019.   Conteúdos da ação: Registo na plataforma Criar recursos interativos: 1 - Apresentações Apresentações; Dossiers Relatórios 2 – Infografias Infografia Horizontal Infografia Vertical Diagramas 3-Gamificação Jogos Quizzes 4 – Imagens Interativas 5 – Vídeos 6 – Guias 7 – Recursos didáticos (materiais de treino) 8 – Outros Documentos Pessoais Cartões
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  • Ambiente de Aprendizagem Inclusivo

    Cronograma: - 10/01/2026- das 09h00 às 13h00 (presencial) e das 14h00 às 17h30 (presencial); - 17/01/2026- das 09h00 às 13h00 (presencial) e das 14h00 às 17h30 (presencial); - 24/01/2026- das 09h00 às 13h00 (presencial) e das 14h00 às 17h30 (presencial); - 28/01/2026- das 17h00 às 19h30 (síncrona). Específica Segundo Despacho 4840/2023.
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  • Edição de Imagem em Photoshop como ferramenta com potencialidades pedagógicas — nível 1.

    Cronograma: - 12/01/2026- das 18h00 às 20h30 (síncrona); - 13/01/2026- das 18h00 às 20h30 (síncrona); - 16/01/2026- das 18h00 às 22h00 (assíncrona); - 19/01/2026- das 18h00 às 20h30 (síncrona); - 22/01/2026- das 18h00 às 20h30 (síncrona); - 23/01/2026- das 18h00 às 21h00 (assíncrona); - 26/01/2026- das 18h00 às 20h30 (síncrona) e das 20h30 às 22h30 (assíncrona); - 30/01/2026- das 18h00 às 20h30 (síncrona). Conteúdos - Introdução - Ambiente de trabalho - Menus, barras de ferramentas e painéis auxiliares - Gestão de documentos - Transformações - Escalar, rodar, entortar, distorcer e perspetiva - Distorções livres - Rodar em ângulos predefinidos - Inverter vertical e horizontalmente - Rodar, cortar e aparar a imagem - Camadas - Criação e gestão de camadas - Modos e mistura de camadas - Criação de fundos - Retoque e Reparação - Introdução às Ferramentas de retoque e reparação - Função das ferramentas e sua aplicação - Máscaras e Ajustes de Imagem - Introdução às máscaras - Fazer e editar seleções de máscaras - Características das várias ferramentas de seleção de máscaras Texto - Formatação de texto, parágrafos e caracteres - Os conteúdos teóricos serão sempre acompanhados de exercícios que permitem a sua aplicação prática.
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  • Exercícios Criativos de Escrita (turma II)

    Cronograma: 16/01/2026- das 19h00 às 22h00 (síncrona); 22/01/2026- das18h00 às 23h00 (assíncrona); 23/01/2026- das 19h00 às 22h00 (síncrona);  29/01/2026- das 18h00 às 23h00 (assíncrona); 30/01/2026- das 19h00 às 22h00 (síncrona); 05/02/2026- das 19h00 às 22h00 (assíncrona); 06/02/2026- das 19h00 às 22h00 (síncrona). Conteúdos: 1.O lugar da escrita criativa na escola  O que é e para que serve. 2. O sentir dos sentidos  Polissemia e simbolismo; Ponto de vista; Metaforizações; Hipérbatos; Contraste; Enredo; Importância do título. 3. Exercícios criativos – Eu nos Outros Escrever sobre algo extraordinário; Acrósticos; Anagramas; Palavras entrecruzadas; Construção de um diálogo; Provérbios; Histórias inventadas. 4. Reescrita Criativa  O meu outro eu; Escrita de uma música. 5. Avaliação do material produzido   
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  • Programação em Scratch (turma III)

    Cronograma: 17/01/2026- das 09h00 às 13h00 (síncrona); 21/01/2026- das 18h00 às 20h00 (assíncrona); 24/01/2026- das 09h00 às 13h00 (síncrona); 28/01/2026- das 18h00 às 22h00 (assíncrona); 31/01/2026- das 09h00 às 12h30 (síncrona); 04/02/2026- das 18h00 às 22h00 (assíncrona); 07/02/2026- das 09h00 às 12h30 (síncrona). Conteúdos: Plataforma Scratch: 1. Conceitos fundamentais de programação; 2. Registo na plataforma Scratch; 3. Componentes do ambiente de trabalho: • Palco; • Cenário; • Atores; • Separadores: Guiões; Trajes e Sons • Área de Trabalho 4. Blocos • O que são e como funcionam? • As diferentes formas de blocos • Que tipos de blocos podem ser utilizados 5. Atividades • Criar projeto • Alterar nome do projeto • Adicionar e personalizar atores • Desenhar atores • Adicionar e personalizar cenários • Desenhar cenários • Utilizar diferentes trajes de um ator • Movimentar atores • Utilizar eixo de coordenadas para posicionar e movimentar atores • Utilização de eventos • Alterar a aparência de atores • Atribuir falas e pensamentos aos atores • Criar pausas entre ações • Criar perguntas e esperar pela resposta • Juntar frases a uma resposta • Utilizar estruturas condicionais e de repetição • Verificar o contacto entre atores para determinar ações • Utilizar e gerir sons • Difundir mensagens • Definir uma ação num ator a partir de uma mensagem recebida • Criar e programar clones • Variáveis: criar e alterar valores • Listas: criar e armazenar dados em listas • Utilizar Datas • Utilizar Cronómetro 6. Criar Turmas • Inserir alunos nas turmas • Partilhar projetos com os alunos Específica Segundo Despacho 4840/2023.  
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  • Os Primeiros Passos na Educação Inclusiva: do conhecimento à prática.

    1ª sessão - 31 janeiro 2026 - 8h30 às 13h30 (presencial) 2ª sessão - 03 fevereiro 2026 - 17h30 às 20h30 (assíncrona) 3ª sessão - 04 fevereiro 2026 - 18h30 às 20h30 (síncrona) 4ª sessão - 10 fevereiro 2026 - 18h30 às 20h30 (assíncrona) 5ª sessão - 11 fevereiro 2026 - 17h30 às 20h30 (síncrona) Específica Segundo Despacho 4840/2023.
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  • Avaliar não é classificar – desenho de técnicas ativas para aprender e ensinar melhor.

    Cronograma: 02/02/2026- das 18h00 às 20h30 (síncrona); 03/02/2026- das 18h00 às 20h00 (assíncrona); 04/02/2026- das 18h00 às 20h30 (síncrona); 05/02/2026- das 18h00 às 19h30 (assíncrona); 09/02/2026- das 18h00 às 20h30 (síncrona); 10/02/2026- das 18h00 às 19h30 (assíncrona); 11/02/2026- das 18h00 às 20h30 (síncrona). Conteúdos: 1. Apresentação da ação. Análise dos normativos relativos à avaliação. 2. Avaliação e classificação: a. Fundamentos e diferenças conceptuais b. Avaliação formativa e sumativa 3. Aprendizagens Essenciais: critérios de avaliação, rubricas, descritores de níveis de desempenho e de standards a. Feedback, autoavaliação e avaliação entre pares b. Processos/Instrumentos de recolha de informação c. Modelos de elaboração de rubricas de avaliação d. Exemplos de descritores e sua aplicação e. Escalas de classificação 4.Simulação prática  5. Avaliação da ação
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  • A Educação Inclusiva: princípios e práticas de operacionalização em sala de aula.

    Cronograma: 07/02/2026- das 09h00 às 13h00 (síncrona) e das 14h30 às 17h30 (assíncrona); 14/02/2026- das 09h00 às 13h00 (síncrona) e das 14h30 às 17h30 (assíncrona); 21/02/2026- das 09h00 às 13h00 (síncrona) e das 14h30 às 17h30 (assíncrona); 28/02/2026- das 09h00 às 12h00 (síncrona) e das 14h30 às 16h30 (assíncrona). Conteúdos: Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas; Exploração de documentos legislativos (DL n.o 54/2018, DL n.o 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais) de apoio à prática letiva de forma integrada, destacando-se a reflexão e a análise de práticas sobre: - os valores e princípios de base humanista, onde o aluno assume a centralidade da ação; - a gestão inclusiva, integrada, flexível e articulada do currículo; - o recurso a modelos de intervenção e modelos pedagógicos de resposta à diversidade e de promoção de uma educação de qualidade para todos os alunos; - a valorização da avaliação como parte integrante da gestão do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens; - a voz dos alunos e das suas famílias, aumentando os seus níveis de participação. Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas • Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos. Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão • Determinação da necessidade de suportes à aprendizagem e à inclusão • Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (Desenho Universal para a Aprendizagem). Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos – partilha de práticas. Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos. Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem Caráter contínuo e sistemático da avaliação, ao serviço das aprendizagens, enquanto processo regulador do ensino e das aprendizagens. • Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino. • O feedback como uma das dimensões indispensáveis à aplicação prática da avaliação formativa na sala de aula. Específica segundo Despacho 4840/2023.
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  • Construção de Saídas/Aulas de Campo no Âmbito das Ciências Sociais e Humanas.

    Cronograma: 14/02/2026- das 9h30 às 12h30 (síncrona) e das 14h às 16h (síncrona); 19/02/2026- das 17h30 às 20h30 (assíncrona); 20/02/2026- das 17h30 às 20h00(síncrona); 23/02/2026- das 17h30 às 20h30 (assíncrona); 27/02/2026- das 17h30 às 20h00 (síncrona); 02/03/2026- das 17h30 às 21h30 (assíncrona); 07/03/2026- das 09h30 às 12h30 (síncrona) e das 14h00 às 16h00 (síncrona). Conteúdos: Sessão de apresentação e Introdução aos conteúdos a abordar. Conceptualização e contextualização. Planificação (prática simulada). Criação de documentos orientadores das saídas/aulas de campo: Planificação; Guião; Questionários; Avaliação. Planificações e guiões de saída/aula de campo: âmbito histórico-geográfico; científico-natural; herança e identidade cultural; desportivo. Adaptação das saídas/aulas de campo a situações específicas de aprendizagem.  
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  • GR 240 e 600 - A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA ESCOLA INCLUSIVA_Releva Dimensão Científica e Pedagógica

    *Ação Específica/Releva para os 50% na Dimensão Científica e Pedagógica da Formação Obrigatória dos Professores dos Grupos  240 e 600   Cronograma: 1ªSessão (3h) –05/02/2026 (5ªf) das 18.00h às 21.00h- Sessão Síncrona 2ª Sessão (4h) –07/02/2026 (sábado) das 9.00h às 13.00h- Sessão Síncrona 3ª Sessão (4h) –14/02/2026 (sábado) das 9.00h às 13.00h - Sessão Síncrona 4ªSessão (2h) –17/02/2026 (3ª f) - Sessão Assíncrona 5ªSessão (3h) –19/02/2026 (5ªf) - Sessão Assíncrona 6ª Sessão (2h) – 24/02/2026 (3ºf) - Sessão Assíncrona 7ª Sessão (3h) – 26/02/2026 (5ªf) - Sessão Assíncrona 8ª Sessão (4h) – 28/02/2026- (sábado) das 9.00h às 13.00h -Sessão Síncrona     Objetivos a atingir • Distinguir noções de Educação pela Arte/ Educação Artística/ Inclusão pela Arte; • Compreender o enquadramento teórico do Movimento de Educação pela Arte; • Reconhecer as potencialidades da Arte-terapia em contexto pedagógico; • Explorar as simbólicas da arte enquanto mediador terapêutico/ reabilitativo e educativo; • Reconhecer a Arte como potenciador de talentos e aprendizagens; • Promover a aprendizagem pela descoberta e pelo jogo, com base na Arte-terapia; • Explorar estratégias e atividades que fomentem a inclusão, a criatividade, a socialização e a flexibilidade curricular; • Reconhecer o potencial de participação das crianças em atividades de Inclusão pela Arte; • Explorar materiais diversificados em contexto pedagógico; • Promover a partilha e reflexão, acerca da temática apresentada, entre formandos; • Contribuir para o enriquecimento da prática pedagógica; • Construir materiais pedagógicos no âmbito da Inclusão pela Arte.
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  • GR 100/110: VAMOS À ARTE COM OS ARTISTAS*Releva p/ Dimensão Científica e Pedagógica

    Curso de Formação Presencial   *Ação Específica/Releva para os 50% na Dimensão Científica e Pedagógica da Formação Obrigatória dos Professores dos Grupos 100 e 110 A ação só iniciará com o nº mínimo de formandos.     A metodologia a utilizar nesta ação de formação será a metodologia da Educação pela Arte. Objetivos: Sensibilizar os formandos para a importância da educação artística no processo de formação integral dos alunos. Incentivar o interesse e a procura constantes das potencialidades das técnicas abordadas. Facilitar a conceção, produção e a aplicação de materiais orientados para o desenvolvimento de novas metodologias no âmbito da interdisciplinaridade. Conteúdos da ação: O desenho A colagem A pintura Técnicas mistas
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  • TODOS GRUPOS: EDUCAPLAY - ATIVIDADES EDUCATIVAS MULTIMÉDIA-Releva para Dimensão Científica e Pedagógica

    Cronograma, com as sessões a iniciar pelas 18h:   *Ação Específica/Releva para os 50% na Dimensão Científica e Pedagógica da Formação Obrigatória dos Grupos destinatários, de acordo com o ponto 5 do artigo 2º do Despacho n.º 4840/2023, de 21/04/2023, que procede à alteração do Despacho nº 779/2019.   Objetivos a atingir - Promover as TIC como complemento de enriquecimento curricular, como forma de diversificação pedagógica e acompanhamento dos diferentes ritmos de aprendizagem; - Refletir sobre a aplicação dos recursos nas diferentes disciplinas; - Criar um repositório (página web ou blog) com exercícios interativos lecionados nos diferentes níveis de ensino, a fim de serem resolvidos pelos alunos; - Criar exercícios interativos adaptados aos alunos com necessidades educativas especiais; - Criação de exercícios de sopas de letras, preenchimento de espaços, escolha múltipla, palavras cruzadas, ordenação de palavras e letras, associação/relacionamento, entre outras; - Promover a inovação pedagógica através das ferramentas web 2.0. Conteúdos da ação - O que é o Educaplay? - Opções do perfil do utilizador registado - Criar atividades: • Mapa interativo; • Adivinha; • Preenchimento de espaços; • Palavras cruzadas; • Dialogo; • Ditado; • Ordenar letras; • Ordenar palavras; • Exercício de relacionamento; • Sopa de letras; • Relacionar colunas; • Relacionar mosaicos; • Roleta de palavras; • Vídeo quiz; • Apresentação; • Teste; - Etiquetas; - Imprimir atividades - Criar coleção de atividades. - Criar um blog/site - Publicar as atividades no blog/site
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