Newsletter
 
 
 
 
 
Parceria ZURITEL
 
 
REUNIÃO SUPLEMENTAR PROVA
 
 
SIPE TV
 
 
 
 
 
Novidades

 

Consulta a Nota Informativa da DGAE, que pretende esclarecer as questões e dúvidas decorrentes do descongelamento da carreira a operacionalizar durante o ano de 2018.

 

Alertamos que a Nota Informativa não se aplica aos docentes que ingressaram na carreira no período compreendido entre 2011 e 2017.

 

Consulta a nota Informativa

 

 

Decorreu hoje, quarta-feira, 3 de janeiro, a reunião suplementar solicitada pelo SIPE – Sindicato Independente de Professores e Educadores ao Ministério da Educação, a qual, mais uma vez, terminou sem acordo.

 

A novidade apresentada Secretária de Estado foi o compromisso de as negociações com o Ministério das Finanças decorrerem com  base no acordo de compromisso de 2010, de forma a permitir que as vagas abranjam 50% dos docentes no caso do acesso ao 5º escalão, e 33% no caso do acesso ao 7º escalão.

O SIPE não pode aceitar que as progressões dependam da vontade política dos governantes.  

 

Relativamente ao decreto-lei que regula os concursos,  o SIPE considera que foi uma oportunidade perdida para alterar um diploma que é tão importante para os professores, e irá pressionar o Ministério para a abertura de um novo processo negocial. O SIPE considera ainda que as soluções propostas são meros remendos, sem efeitos práticos para repor a justiça aos docentes que ficaram longe das suas residências

 

 

 

 

 

 

 

SIPE reúne manhã, dia 3 de janeiro, pelas 11.30 com o Ministério da Educação.

 

A reunião surge na sequência de um pedido de negociação suplementar por estarmos em total desacordo, quer com o projeto  portaria de acesso ao 5.º e 7.º escalões, quer com as alterações propostas pelo Ministério ao diploma dos concursos.

 

 

 

 

Que a nossa união se traduza na valorização e na dignificação da nossa carreira.

Um Feliz Natal e um 2018 repleto de sucessos profissionais e pessoais!

 

 

Não há acordo! SIPE vai pedir reunião de negociação suplementar.

 

Após reunião de 2 horas,  o SIPE não chegou a acordo com o ME e vai pedir reunião suplementar.

 

Relativamente à portaria das vagas,  o ME recusou-se a estabelecer um regime transitório para os docentes que em 2010 já cumpriram os requisitos para a progressão aos 5º e 7º escalões.

 

Estes docentes não têm culpa da inércia do ME que não publicou atempadamente a portaria,  criando um vazio legal.

 

Também,  além de insistir na existência de vagas,  não diz quantas serão abertas anualmente,  o que para nós é totalmente inaceitável.

 

Além de que a progressão seguinte é feita em janeiro de todos os anos,  o que implica que um docente que atinja o tempo  necessário à progressão em fevereiro, tenha de esperar até janeiro do ano seguinte para progredir,perdendo 11 meses de tempo de serviço.

 

Não é aceitável que não se recupere o tempo de serviço no escalão seguinte!

 

Relativamente ao projeto que altera o diploma dos concursos,  consideramos não haver condições para acordo, uma vez que este:
1-não valoriza a graduação profissional como princípio único da colocação de professores;
2-as vagas das necessidades permanentes do quadro de zona pedagógica não são disponibilizadas no concurso interno;
3-não é salvaguardado o apuramento total de horários, quer completos quer incompletos, na primeira colocação da mobilidade interna.

O SIPE vai reunir com o ME no dia   19/12/2017, pelas 11.30 h, com vista à discussão da alteração introduzida no projeto de Decreto-Lei de matéria relativa ao concurso externo extraordinário previsto na Lei do Orçamento de Estado para 2018.

 

Nesta reunião serão também discutidos os diplomas dos concursos e a portaria das vagas de acesso ao 5.º e 7.º escalões assim como terá início a primeira reunião do diploma que visa a criação do grupo de recrutamento da Língua Gestual Portuguesa.

 

 

 

    1  2  3  4      
 
A PARTIR DO DIA 1 DE JANEIRO DE 2018 AS CARREIRAS DEIXAM DE ESTAR CONGELADAS
 
 
Não te deixes apanhar
 
 
DESCONGELAMENTO E APOSENTAÇÃO - JÁ
 
 
 
EM DEFESA DA REPOSIÇÃO E MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
 
 
SIPE Lutas 2016/17
 
 
Lutas Sindicais 2017
 
 
piaget
 
 
MGEN Regresso às aulas
 
 
SIPE Coração
 
 
Facebook SIPE