A Escola é também…
A Escola é também…
Por: Dr. José Augusto
Muito se tem falado sobre o encerramento e a abertura da Escola. O que não falta são virologistas, epidemiologistas, psicólogos e outros especialistas…cada um com a sua opinião!
O encerramento da Escola não significa, nem o podemos aceitar, a estagnação da aprendizagem.
Se numa primeira fase, os alunos confundiram o ensino não presencial com férias, uma vez que não se encontravam na Escola mas em casa; nesta segunda fase, com a experiência adquirida anteriormente, com o saber acumulado, com o desenvolvimento das estratégias de adaptação a esta nova realidade, tudo se tem conseguido realizar.
Agora, a participação assídua nas aulas online, a resolução das fichas de trabalho em tempo limitado pelos professores, o trabalho de grupo, os projetos…fazem parte do dia a dia de cada aluno.
Sabemos que a situação é difícil, tanto para alunos como para pais (muitos em teletrabalho) e professores, mas todos trabalham no sentido único de garantir a continuidade da sua aprendizagem.
Também sabemos que diante desta situação, é normal que pais e alunos se sintam ansiosos, inseguros, preocupados e por vezes perdidos, uns sem saber como fazer e os outros sem saber como ajudar. Normal que se sintam cansados. Mas, para trás vai ficando a canseira diária, o cumprimento de regras, horários, estudos e trabalhos, que vão marcando mais um momento importante de todos os que intervêm na vida da nossa comunidade escolar.
O que foi feito, como foi feito e o que foi conseguido é fruto do trabalho e empenho de todos. Há de servir para alguma coisa!
Cada um de nós transportará uma imensidão de imagens de experiências vividas e partilhadas, que fazem mais um ano letivo! Único, como todos os outros! Rostos, cores, personalidades, realizações, com maior ou menor destaque, proporcionam e enriquecem a vivência do que sabemos tratar-se de algo impossível de contabilizar, de registar. A título de curiosidade uma colega que leciona o 1.º ano contava “…olha os meus alunos, até estão a ir muito bem. Um destes dias elogiei um aluno, porque estava a desenhar a letra muito bem e ele respondeu-me – Ó Professora falta-me aqui a tua mão na minha” - Isto enche a alma!
A cultura escolar tem sido revelada como um conjunto de normas que definem conhecimentos a ensinar, condutas a interiorizar e práticas que permitem a transmissão desses conhecimentos. Podemos dizer que a cultura da escola compreende ensino e aprendizagem pelos sujeitos escolares na sua relação, representativos das prescrições e dos modos como esses sujeitos delas se apropriam.
Esse modelo vai ficando ultrapassado com as novas correntes sobre a importância dos jovens expressarem e integrarem os sentimentos na educação, a fim de melhorar a forma como irão lidar com os desafios que a vida lhes vai impor. O aluno não vai para a escola só para absorver o que o professor diz e escreve no quadro ou o que vem no manual. Ele vai como um ser completo, com problemas familiares, dúvidas e emoções. É também um ser criativo, com pensamento crítico.
A Escola é também… um espaço rico nas artes e nos valores, na cooperação e no saber trabalhar em equipa. Tudo isto é possível, criando condições que potenciem o desenvolvimento de competências e capacidades.
A Escola é também… o meio pelo qual se formam os cidadãos. Sendo assim, torna-se indispensável que as escolas sejam um lugar onde as crianças se sintam bem a aprender.
A Escola é também… o equilíbrio entre jogos, trabalho e estudo, permitindo às crianças desde cedo construir o prazer de conhecer o mundo contribuindo para a formação de adultos responsáveis e equilibrados.
A Escola é também… um lugar de destaque, para o merecido convívio e partilha. É o abrir de perspetivas, horizontes e espaço para a concretização de sonhos e projetos.
Mas a outra Escola, a da distância, há de servir para alguma coisa…
A Escola é também…
José Augusto
Diretor do Agrupamento de Escolas de Rates, Póvoa de Varzim