Conferência "Burnout, desgaste e sofrimento no trabalho - pensar e agir"
Local: Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, Madeira
Data: às 14h30, no dia 03 de abril de 2019
A atividade docente está sobremaneira sujeita a níveis elevadíssimos de “stress”, agravados por factores externos pessoais e organizacionais, bem como pelo constante desgaste e desprestígio que a profissão tem sofrido por parte de alguns setores da sociedade.
Os professores atingiram um estado de esgotamento que surge como consequência de um trabalho intenso, sem que os próprios ou as suas organizações tenham em consideração as suas próprias necessidades. O burnout surge frequentemente nos profissionais mais comprometidos, nos que trabalham mais afincadamente, factos que podem fazer com que surjam problemas sérios na escola como organização e na saúde dos seus docentes.
Questões como a indisciplina, pouca motivação dos alunos, constrangimentos no desenvolvimento de carreira, o excessivo número de alunos por turma, a falta de tempo, a rapidez com que se produzem as alterações curriculares e a falta de avaliação do sucesso das mesmas, as transformações sociais, o escasso reconhecimento da profissão docente por parte da sociedade, a escassez de meios nalgumas escolas, entre outros, acentuam a sensação de burnout e tornam imprescindível abordar o assunto.
Neste sentido, a Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, com o apoio do SIPE, decidiu abrir um espaço de discussão da temática convidando a Professora Doutora Raquel Varela (Universidade Nova de Lisboa), que apresentará a Conferência "Burnout, desgaste e sofrimento no trabalho - pensar e agir" e que terá lugar na Sala de Sessões desta escola, às 14h30, no dia 03 de abril de 2019.
Ensinar não deve constituir um risco para a saúde. Este encontro pretende evidenciar que a percepção sobre o bem-estar ou mal-estar depende de diversos factores e que o burnout atinge efetivamente os docentes. Contudo, há medidas que podem contribuir para a melhoria da situação coletiva dos professores e educadores, e este encontro pode ser um começo para uma profissionalidade docente mais saudável.
A conferência é aberta a todos(as) os interessados(as), todavia, a intervenção será dirigida a docentes, daí terem prioridade.
As inscrições são gratuitas.