Ao encontro da Música - Específica (Artigo 9.º RJFC)

Preço Formação: 35€ Sócios / 110€ Não Sócios

Modalidade: Curso B-Learning

Acreditação: CCPFC/ACC-123302/24

Formador: Aires Pinheiro

Destinatários: Professores dos Grupos de Recrutamento 250 (Educação Musical), 610 (Música) e M1 a 32 (Ensino Vocacional da Música)

Cronograma

1- 12 de abril - Sessão de Abertura On-Line - 14:30 16:30 - Análise da Formação - On-Line

2- 15 a 17 de abril - Sessões de Formação Presencial  - turno da manhã 09:00 às 13:00 - Audição Musical Ativa 

3- 15 a 17 de abril - Sessões de Formação Presencial    - turno da tarde 14:30 às 18:30 Audição Musical Ativa 

4- 14 a 16 de abril - Concertos  SIME  - Presencial - 21:30 - 23:00 Audição Musical Ativa 

5- 17 de abril - Concerto de Encerramento dos CAMus Presencial - 18:30 - 21:30 Audição Musical Ativa 

6- 17 de maio - Sessão de Encerramento - On-Line  09:30 12:30 Avaliação 

Conteúdos 

  • Análise da formação (2 horas)
  • Avaliação diagnóstica de competências e práticas;
  • Avaliação de necessidades e interesses;
  • Documentação e materiais de apoio.
  • Metodologias de ensino/aprendizagem ( 5 horas)
  • Audição Musical Ativa (10 horas)
  • Didática Musical (5 horas)
  • Análise de Processos (5 horas)
  • Avaliação (3 horas)

Notas:

- As sessões presenciais irão decorrer no Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde 

- O Formando poderá escolher 25 horas de entre as 35 horas disponibilizadas para a Audição Musical Ativa.

- A formação consiste na observação direta dos cursos de aperfeiçoamento musical ministrados por professores do ensino superior.

- No final de cada dia, recomenda-se que os formandos assistiam a uma performance.

- No último dia (17 de maio), será realizado um debate, acerca das abordagens metodológicas utilizadas pelos docentes e discussão de pontos de interceção entre as várias especialidades.

- O Formando deverá elaborar um relatório acerca dos cursos e/ou dos concertos assistidos, constituído por um breve resumo de aspetos pedagógicos que possam caraterizar a abordagem metodológica do docente analisado e uma recensão crítica do/dos concerto(s) a que tenha assistido.