Programação em SCRATCH*Releva p/ Dimensão Científica e Pedagógica

Preço Formação: Sócios 25€ / Não Sócios 100€

Modalidade: Curso de Formação e-learning

Acreditação: Sim

Formador: Dra. Sandra Dias

Destinatários: Educadores e professores do ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

*Ação Específica/Releva para os 50% na Dimensão Científica e Pedagógica da Formação Obrigatória dos Grupos destinatários, de acordo com o ponto 5 do artigo 2º do Despacho n.º 4840/2023, de 21/04/2023, que procede à alteração do Despacho nº 779/2019.

 

A ação só iniciará com o nº mínimo de formandos.

Prioridade de seleção: Ser sócio do SIPE e ordem de inscrição.

Cronograma

 

 

 

Horário de Inicio: 18horas

Conteúdos

Plataforma Scratch:

  1. Conceitos fundamentais de programação
  2. Registo na plataforma Scratch
  3. Componentes do ambiente de trabalho
  • Palco;
  • Cenário;
  • Atores;
  • Separadores: Guiões; Trajes e Sons
  • Área de Trabalho
  1. Blocos
  • O que são e como funcionam?
  • As diferentes formas de blocos
  • Que tipos de blocos podem ser utilizados
  1. Atividades
  • Criar projeto
  • Alterar nome do projeto
  • Adicionar e personalizar atores
  • Desenhar atores
  • Adicionar e personalizar cenários
  • Desenhar cenários
  • Utilizar diferentes trajes de um ator
  • Movimentar atores
  • Utilizar eixo de coordenadas para posicionar e movimentar atores
  • Utilização de eventos
  • Alterar a aparência de atores
  • Atribuir falas e pensamentos aos atores
  • Criar pausas entre ações
  • Criar perguntas e esperar pela resposta
  • Juntar frases a uma resposta
  • Utilizar estruturas condicionais e de repetição
  • Verificar o contacto entre atores para determinar ações
  • Utilizar e gerir sons
  • Difundir mensagens
  • Definir uma ação num ator a partir de uma mensagem recebida
  • Criar e programar clones
  • Variáveis: criar e alterar valores
  • Listas: criar e armazenar dados em listas
  • Utilizar Datas
  • Utilizar Cronómetro
  1. Criar Turmas
  • Inserir alunos nas turmas
  • Partilhar projetos com os alunos