Balanço das Jornadas "Aprendizagem, Inovação pedagógica e inclusão" - Madeira

As VII Jornadas de Educação, organizadas pelo SIPE - Madeira, foram um sucesso marcante na promoção da reflexão e do debate sobre temas cruciais para o panorama educacional em Portugal.

 

Realizadas no dia 20 de abril no Funchal, o evento reuniu profissionais e especialistas em torno do tema "Aprendizagem, Inovação Pedagógica e Inclusão".

 

Júlia Azevedo, presidente do SIPE, destacou a importância dessas jornadas como um espaço de reflexão sobre práticas educativas inovadoras e os desafios enfrentados pela Escola Pública em Portugal.

 

Com a presença de autoridades como Jorge Carvalho, Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, e Helena Leal, vereadora da Educação da Câmara Municipal do Funchal, o evento teve uma abertura marcante. 

 

Jorge Carvalho, dirigiu palavras de agradecimento e apresso a Júlia Azevedo, presidente do SIPE, sublinhando “a forma exemplar com que o sindicato sempre representou os professores e educadores na Região dando um contributo significativo para a tranquilidade e normalização do sistema educativo”.

 

https://madeira.rtp.pt/sociedade/integracao-dos-migrantes-e-interacao-com-os-alunos-video/

 

Durante a manhã, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir palestrantes de renome, como Domingos Fernandes, presidente do Conselho Nacional de Educação, que discutiu a pedagogia de inclusão em contextos de inovação.

 

Liliana Rodrigues, da Universidade da Madeira, trouxe reflexões sobre o currículo como instrumento de inclusão.

 

Alexandre Ventura, da Universidade de Aveiro, abordou as lideranças intermédias como impulsionadoras de inovação e inclusão nas escolas.

 

Durante a tarde, as jornadas continuaram com palestras abordando temas como a relação entre escola, família e comunidade, ministrada por Maria João Beja, da Universidade da Madeira, e questões de aprendizagem, tecnologia e mudança, trazidas por Elsa Forte, formadora do SIPE. Boas práticas de inovação pedagógica foram apresentadas por representantes de escolas locais, incluindo Ana Pita, Maria José Garapa e Magda Ascensão.

 

O encerramento das jornadas contou com as intervenções de Rosa Maria Sá, vice-presidente do SIPE, Ana Babo Santos, secretária regional do SIPE Madeira e Sandra Nogueira, diretora regional do SIPE Madeira, reforçando o compromisso da organização em continuar promovendo espaços de diálogo e reflexão para a melhoria contínua da educação na região.

 


 

Consulta as notícias na Comunicação Social.

 

Funchal Notícias

Jorge Carvalho na abertura das Jornadas da Educação do SIPE Madeira.

Esta iniciativa do Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) está subordinada ao tema “Aprendizagem, Inovação Pedagógica e Inclusão”

 

JM - Madeira

"O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, começou por recordar que cumpre agora 9 anos desde que assumiu a tutela, dirigindo, de seguida, palavras de agradecimento e apresso a Júlia Azevedo, presidente do Sindicato Independente dos Professores e Educadores, sublinhando “a forma exemplar com que o sindicato sempre representou os professores e educadores na Região dando um contributo significativo para a tranquilidade e normalização do sistema educativo”. “Aquilo que é importante é nos centrarmos nas aprendizagens e tal só é possível se os professores estiverem na sala de aula”, frisou."

 

Não Podemos Parar.

Qualidade na Escola Pública.

Escola Pública de Qualidade.

Todos Unidos Conseguimos.