ORGANIZAÇÃO DO ANO LETIVO - REUNIÃO COM O MEC
Neste novo projeto de despacho consideramos como aspetos positivos:
1. O desdobramento das turmas;
2. O aumento das horas da direção de turma;
3. Reabilitação do conceito do monodocência;
4. Resultados escolares não serem considerados para obtenção do crédito horário;
5. O tempo de deslocação entre escolas e o apoio aos docentes invisuais estar contemplado na componente não letiva;
6. Criação da figura de tutor para acompanhar alunos com duas ou mais retenções.
Como aspetos negativos e que gostaríamos de ver alterados temos:
1. A definição clara do que é componente letiva da não letiva (terminar com o abuso de muitos agrupamentos);
2. Todo o contacto direto com os alunos ser considerado componente letiva;
3. A não contabilização dos intervalos na componente letiva dos docentes do 1.º ciclo;
4. O crédito de horas atribuído às escolas ser manifestamente insuficiente;
5. O crédito de horas atribuído aos coordenadores ser muito pouco para as inúmeras tarefas que lhes são atribuídas;
6. A possibilidade do diretor alterar o horário do docente ao longo do ano letivo;
7. A não imposição de um limite para as reuniões (2 horas)