Reunião com o ME - SIPE exige colocação de docentes por graduação profissional e fim das vagas
O SIPE reuniu com o ME no dia 29 de novembro. Como ponto prévio foram discutidos os princípios anunciados pelo Ministério da Educação acerca dos pressupostos de alteração dos concursos.
O SIPE reiterou que nunca irá aceitar quer a contratação direta quer a vinculação direta pelos Agrupamentos. Também nunca aceitará que, na mobilidade interna os docentes sejam alocados aos Agrupamentos pelos diretores.
Deixamos também bem claro que a colocação de professores deverá ser feita por graduação profissional em todos os momentos do concurso. Qualquer projeto de diploma que não contemple este princípio terá a nossa mais forte contestação.
Relativamente aos pontos da reunião:
1. Contagem do tempo de serviço das Educadoras das creches para efeitos de concurso - O SIPE considera que o tempo de serviço deverá ser contado para todos os efeitos;
2. Relativamente aos docentes das escolas artísticas António Arroios e Soares dos Reis o ME propôs a vinculação extraordinária destes docentes tendo o SIPE solicitado que o mesmo princípio fosse aplicado aos docentes que estão a leccionar teatro.
3. - Quanto à possibilidade de os docentes doutorados ficarem isentos de vaga nos 4.º e 6.º. escalões, o SIPE contra propôs que o Ministério, definitivamente terminasse com as vagas de acesso ao 5.º e 7.º escalões. Reiteramos que se trata de uma medida meramente economicista e injusta.
A próxima reunião será em janeiro.
Vê a notícia na SIC Noticias - "Edição do Meio-Dia" do dia 29 de novembro às 13h12