SIPE REUNE COM A COMISSÃO PARLAMENTAR DA EDUCAÇÃO
SIPE - Sindicato Independente de Professores e Educadores, juntamente com os Educadores e Professores do País lançou uma petição para que o calendário do pré-escolar seja igual ao dos restantes ciclos do ensino básico. Pretende desta forma conseguir o apoio da Assembleia da República para, definitivamente, devolver a dignidade a estes profissionais do ensino. Só no primeiro dia foram inseridas 1000 assinaturas
O SIPE relembra que, ao contrário de outros momentos na vida, não há uma segunda oportunidade para a infância, pelo que cabe ao Educador uma responsabilidade tremenda no desenvolvimento holístico das crianças. Compete-lhe fazer a transição para a educação básica; ajudar no desenvolvimento da motricidade fina; no estabelecimento salutar dos aspetos e relações sociais da criança; no estímulo e criação de relações lógico-matemáticas; no auxílio à formação da sua personalidade, habilidades, competências e processo de aprendizagem; e, não menos importante, promover o seu bem-estar geral e o ser feliz.
Todavia, o tempo conferido aos educadores para preparação das suas atividades em contexto educativo tem sido exíguo, assim como reprovável o tratamento a que têm sido votados pela Administração, quando comparados com os restantes docentes, sobretudo no que concerne às interrupções letivas. Observa-se uma enorme desigualdade relativamente aos professores dos restantes ciclos, que se traduz numa desvalorização da componente pedagógica da Educação Pré-escolar em detrimento das funções de animação socioeducativa, em substituição de obrigações sociais que não lhes compete resolver, mas sim ao Estado.
Acresce que estes docentes têm 25 horas de componente letiva, não têm redução a partir dos 50 anos de idade e trabalham até aos 66 anos de idade com crianças dos 3 aos 5 anos. Apesar de todos os esforços feitos até à data pelo SIPE, o Ministério da Educação vai emanando sucessivos despachos sobre a organização do ano letivo, persistindo todos eles na diferenciação entre o calendário da Educação Pré-escolar e o calendário da restante educação básica. A mesma situação tem acontecido na Região Autónoma da Madeira e dos Açores. Para o Sindicato Independente de Professores e Educadores a aplicação de um calendário escolar diferente para o ensino pré-escolar é uma clara e lamentável discriminação para com este setor de ensino
Esta discricionariedade em relação aos Educadores deve-se à lógica economicista em que se tem baseado a Educação nestes últimos anos. E se queremos um País digno, moderno e avançado temos que apostar na Educação.
Chega de considerar os Educadores como o parente pobre do sistema educativo.